Comitiva de Fagundes Varela conhece agroindústria de Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é referência no âmbito das agroindústrias, sendo o município com o maior número de estabelecimentos do Estado.

Bento Gonçalves é referência no âmbito das agroindústrias, sendo o município com o maior número de estabelecimentos do Estado. Dessa forma, ao longo dos anos, tem atraído comitivas de diversas partes do país, que buscam conhecer o trabalho que é realizado no município.

Nesta terça-feira, 21, a agroindústria familiar Ovos Polônia recebeu mais uma visita técnica. Dessa vez, um grupo de Fagundes Varela, formado pelo vice-prefeito Dirceu Binda, pela médica veterinária Cristiane Barille e pelo produtor Júlio César Moreschi. Os visitantes foram recebidos pelos proprietários Adriana Szablewski Herpich e Elton Herpich.

O objetivo da visita foi conhecer as instalações, a estrutura da agroindústria e o modo de criação das galinhas para que assim possam aplicar os conhecimentos na sua cidade de origem.

“A visita foi muito proveitosa. As agroindústrias crescem cada vez mais, sendo uma fonte de renda para o sustento das famílias, um impulso na economia local, além de uma alternativa para manter o jovem no campo. Foi ótimo para o Moreschi poder ter essa experiência. Ele se interessou muito, com certeza vai agregar na sua produção”, relata Binda.

A agroindústria é reconhecida por ser o primeiro estabelecimento do município registrado no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), por comercializar produtos de origem animal, e no programa Selo Sabor de Bento, por utilizar o talão do produtor rural para emissão de notas.

A visita foi acompanhada pelo coordenador do SIM, setor vinculado à Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, Cristiano Selbach. “Bento tem uma grande representatividade no cenário estadual de agroindústrias familiares. Mais de 40 municípios já vieram ao município em busca de respaldo técnico. Além disso, é sempre produtiva essa troca de conhecimentos e experiências”, salienta.

Comitivas dos estados de Pernambuco, Espírito Santo, Distrito Federal e Rio de Janeiro já estiveram na Capital do Vinho.

Os municípios do Rio Grande do Sul que estiveram conhecendo o trabalho realizado foram: Veranópolis, Carlos Barbosa, São Marcos, Nova Roma do Sul, Garibaldi, Monte Belo, Nova Bassano, Taquara, Taquari, Flores da Cunha, Brochier, Santa Maria, Viamão, Santa Clara do Sul, São José do Sul, Salvador do Sul, Montenegro, Gravataí, Guabiju, São Sebastião do Caí, São Domingos do Sul, Venâncio Aires, Vale do Sol, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Porto Alegre, Farroupilha, Marques de Souza, São Martinho, Lajeado, Paraí, Caxias do Sul, Santo Expedito do Sul, Dois Irmãos, Lagoa Vermelha, Nova Prata, Nova Petrópolis e Poço das Antas.