Deslizamento nos trilhos ameaça passeios do Trem dos Vales

Equipe avalia estragos e recuperação deve impactar na atração turística, programada para iniciar em julho

Uma das principais atrações turísticas da região do Vale do Taquari, o Trem dos Vales, foi impactado pelas fortes chuvas. Deslizamento de terra compromete a estrutura da Ferrovia do Trigo. Conforme o coordenador dos passeios, Rafael Fontana, os danos são levantados por equipe especializada da Rumo Logística, responsável pela concessão do modal. Devido aos impactos, a conclusão deve demorar.

Em entrevista à Rádio A Hora nesta segunda-feira, 13, Rafael Fontana disse que após avaliação engenheiros e técnicos vão determinar o tempo necessário e o investimento exigido para a recuperação completa do trajeto do trem. Atualmente, a ferrovia não tem condições adequadas para o trânsito de carga, tanto de Guaporé a Muçum quanto de Muçum a Canoas, devido a desmoronamentos nos trilhos e erosão causada pela água. “Além das rodovias e pontes nas cidades, a ferrovia foi bastante prejudicada. Houve desmoronamento nos trilhos, e em outros a água passou por baixo e levou a terra. Teve uma série de impactos. Todos são solucionáveis, mas demandam um trabalho de recuperação”, disse o coordenador.

Os administradores do passeio turístico levantam prejuízos para elaborar um orçamento e iniciar as obras de restauração e retornar as operações do trem. No entanto, eles aguardam o laudo oficial da empresa responsável para determinar a extensão dos danos e o cronograma de reparo, sem uma estimativa para a conclusão.

Devido aos problemas estruturais, a temporada de 2024, que estava programada para iniciar em julho, está comprometida. Fontana ressaltou que uma decisão oficial sobre os passeios será comunicada assim que estiver disponível, mas reconheceu que ainda é cedo para discutir a retomada das operações. “Esperamos que essa situação climática dê uma trégua, para que juntos e unidos, nos restabelecemos”, diz otimista.

 

Fonte e fotos: Grupo A Hora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.