Moradores denunciam excesso de passageiros em ônibus de Bento

Conforme relato ao SERRANOSSA, transporte da tarde que passava pelo centro da cidade estava recebendo mais passageiros do que sua ocupação total permite. “E o Coronavírus, como fica?”, questionou uma moradora

*Reportagem atualizada às 16h40 do dia 10/02

Na tarde de terça-feira, 08/02, moradores de Bento Gonçalves entraram em contato com o jornal SERRANOSSA para denunciar o excesso de passageiros em um ônibus com destino ao bairro Santa Marta. Uma das denunciantes informou que pegou o transporte coletivo para ir ao trabalho por volta das 15h50, na parada da rua Júlio de Castilhos, em frente à loja Volpato. “Tinham mais de 20 pessoas em pé. E a cada nova parada entrava mais gente. Uma senhora começou a gritar para o motorista parar de liberar e entrada, mas ele nem deu bola”, relata.

A mulher, juntamente com outros moradores, resolveu acionar jornais locais e a prefeitura municipal para cobrar soluções para o problema que, segundo ela, “vem acontecendo há algum tempo”. “Tinha mais gente em pé do que sentada. Eles só visam lucro, mas e o Coronavírus, como fica?”, questiona.

Conforme a prefeitura de Bento Gonçalves, atualmente os transportes coletivos estão liberados para operarem com 100% de sua capacidade. “Até o atual momento a secretaria [de Mobilidade Urbana] não identificou nenhum problema de excesso de passageiros, mas irá verificar [o caso informado]”, afirma a assessoria da administração municipal.

De acordo com a empresa, a ocupação do transporte urbano se difere do transporte de turismo e intermunicipal, por exemplo, porque considera tanto os passageiros sentados, quanto os passageiros em pé. A média de lugares nos ônibus urbanos é de 35 sentados e 50 em pé. Essa definição, conforme a empresa, vem de fábrica.

A empresa ainda afirma que, mesmo o decreto municipal permitindo 100% de ocupação dos ônibus atualmente, ela vem mantendo os 90% determinados em protocolo estadual. “Sempre preferimos seguir o protocolo mais restritivo para não ter problemas”, afirma. “Mesmo assim, no dia de maior lotação chegamos a 70 pessoas, o que não bate a lotação máxima que estamos considerando”, complementa a empresa.

A recomendação é que os passageiros se informem sobre a lotação máxima de cada ônibus e, caso exceda essa lotação, entre em contato com a empresa para que o fato seja averiguado.

fonte: Serra Nossa

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