Programa Posse Responsável em Bento atua em prol da causa animal

A iniciativa consiste na realização de palestra, apresentação de peça de teatro e sensibilização nas escolas sobre os cuidados com animais de estimação, além de fiscalização quando se trata de denúncias de maus-tratos.

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar pessoas para obter a autoconscientização sobre a posse de animais domésticos, a Prefeitura trabalha efetivamente para que cada vez mais pessoas estejam cientes ao adotar um animalzinho. No ano de 2018, o Programa Posse Responsável atendeu 21 escolas da rede municipal e entregou 11 casinhas de cachorro e/ou gatos às famílias que não têm condições de adquirir.

 

A iniciativa consiste na realização de palestra, apresentação de peça de teatro e sensibilização nas escolas sobre os cuidados com animais de estimação, além de fiscalização quando se trata de denúncias de maus-tratos.

 

Durante o ano, foram recebidas e atendidas 186 denúncias de maus-tratos a animais pelo setor de fiscalização ambiental. “Quando recebemos uma queixa, inicialmente é feito um trabalho de sensibilização e conscientização com os envolvidos. A partir disso, é solicitado de forma verbal melhorias no trato com os animais, caso não haja cumprimento da solicitação, é lavrada a notificação, e, em último caso, o infrator é autuado”, explica o fiscal Luis Espeiorin.

 

Além disso, o programa se estende não apenas na parte da educação, mas também na Comunidade Terapêutica Rural. “Os internos, além de exercerem um trabalho funcional e de reabilitação na confecção das casinhas, podem oportunizar a comunidade de ter um lar para o seu animalzinho”, pontua a primeira-dama, Cynthia Pasin. O material utilizado é fruto de doação de empreendimentos do Município. 

 

Anualmente, o Programa promove o “Eu Amo Bicho” que traz em sua programação shows musicais, desfile de pets para adoção, espaço kids e brechó das ONG'S, no qual todo o valor arrecadado é revertido em prol da causa animal. No referido ano, a ação arrecadou 235 kg de ração de gatos e cachorros, que dobrado pela Monello, parceira do evento, resultou em 470 kg de ração destinados às entidades do Município.

 

O Programa Posse Responsável é realizado pelo Gabinete da Primeira-Dama e secretarias de Educação, Meio Ambiente e de Saúde.

 

Programa de Castração de Cães e Gatos

O Programa do município se destina ao desenvolvimento de ações de controle de natalidade destes animais e da conscientização da população sobre a propriedade responsável de animais domésticos, visando à prevenção de zoonoses.

 

Em 2018, foram realizadas 1.140 castrações em gatos e cães. As cirurgias são gratuitas e realizadas por meio de uma parceria entre a Prefeitura e uma clínica veterinária. Para o ano de 2019, as inscrições já foram encerradas.