Rio Taquari sobe mais de um metro por hora em Roca Sales

As próximas 48 horas serão de mais chuva.

Chuva se desloca da microrregião da Barra do Fão e chega nas cabeceiras do Rio Taquari, em Santa Tereza. Em Encantado, choveu 185 milímetros nas últimas 24 horas. Impacto esperado para a parte baixa, em Estrela e Lajeado, é de uma elevação constante

As próximas 48 horas serão de mais chuva. Como resultado, o Serviço Geológico do Brasil (SGB\CPRM) alerta para projeções subestimadas. O volume de água durante a madrugada superou as expectativas e, conforme o superintendente do órgão no RS, Franco Buffon, o nível do Rio Taquari atingiu cota de alerta em Lajeado e Estrela.

Em Encantado, Muçum e Roca Sales, o rio ainda está abaixo da cota de atenção. Porém, a tendência é de uma alta no nível da água nas próximas horas. Das 7h da manhã de ontem até as 7h de hoje, a parte alta do Vale somou 185 milímetros de chuva.

De acordo com a Defesa Civil, o Rio Taquari subiu 1,10 metros na última hora. Com isso, o alerta é para elevação na parte baixa nas próximas horas.

Os maiores volumes de água estão na parte da Barra do Fão e no Taquari. A chuva é menos intensa na bacia do Rio das Antas. “Isso está a nosso favor, pois significa que a chuva não ocorreu de forma intensa em toda a bacia, o que faz com que a onda de cheia não seja agravada pelas águas que descem das nascentes do Rio das Antas”, diz Franco Buffon.

A chuva torrencial causa transtornos em diversas cidades. Até o momento, as mais atingidas são Marques de Souza, Progresso e Travesseiro. Também em Forquetinha, onde os acessos estão embaixo d’água. Há problemas em Colinas, na entrada para a cidade. Nas maiores cidades, em Lajeado e Estrela, a Defesa Civil começa a retirar famílias de áreas de risco.

Fonte: Grupo A Hora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.