Rota do Sol é bloqueada por risco de desmoronamento em Itati

Liberação parcial do trecho entre a Serra Gaúcha e o Litoral Norte só ocorrerá quando chuva parar

As chuvas intensas dos últimos dias levaram o Daer a bloquear totalmente o trânsito no km 4 da Rota do Sol, em Itati, entre a Serra Gaúcha e o Litoral Norte. A medida foi tomada para garantir a segurança, já que há risco de desmoronamento da encosta neste ponto da  ERS-486. Conforme a autarquia estadual, a liberação só será feita quando as condições climáticas melhorarem. A interrupção total se iniciou na manhã desta quinta-feira (17).

O trecho com interdição fica próximo ao Viaduto da Cascata e já estava parcialmente interditado. Pedras caíram sobre a rodovia após redes de contenção fixadas na encosta se romperem no dia 22 de maio. No dia 2 de junho, também durante um período chuvoso, rochas voltaram a rolar e, desde então, ficaram sobre a pista.

Conforme o Daer, os blocos servem para amortecer o impacto em caso de novos deslizamentos. Por isso, permanecem no local. De acordo com a autarquia, agora está sendo finalizado o projeto de contenção do talude, solução para impedir os escorregamentos, que consiste em uma tela grampeada. No entanto, a implantação ainda depende da contratação de uma empresa especializada.

 

Fonte: Jornal Pioneiro