Secretaria de Saúde e Assistência Social de Cotiporã emite comunicado sobre os serviços no município

A Prefeitura de Cotiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social comunica que, em virtude de afastamentos e desligamentos de profissionais da saúde, bem como do agravamento da propagação do Coronavírus, surgiu a necessidade de reorganização do serviço de saúde no município, a qual será descrita abaixo: 

– Os usuários que apresentarem sintomas respiratórios ou outras queixas relacionadas à COVID-19 devem se dirigir à Unidade de Saúde Anexa para atendimento nos seguintes horários: 07h30min às 11h30min e 12h30min às 16h30min. As pessoas que necessitarem de atendimento após as 16h30min devem se dirigir à recepção da Unidade Central.

Os demais atendimentos seguem sendo realizados na Unidade Central. A seguir, algumas especificações:

– Os atendimentos aos usuários considerados de alto risco para complicações em relação à COVID-19 serão mantidos integralmente. São considerados usuários de alto risco de letalidade em relação à COVID-19: transplantados, em tratamento na área de oncologia, cardiopatas, incluindo hipertensos, pneumopatas, diabéticos e portadores de outras condições ou tratamentos que afetem a imunidade.

– Todos os atendimentos de urgência serão mantidos. Em relação à demanda espontânea, serão priorizados os atendimentos aos usuários com síndrome gripal e, ainda, aos seguintes usuários: pessoas acima de 60 anos, indivíduos com condições crônicas, imunossuprimidos, gestantes, puérperas e crianças menores de 05 anos.

– Em relação à vacinação de rotina, realizada nas terças-feiras, solicita-se que os usuários entrem em contato com a Unidade e agendem um horário previamente.

– Sobre a coleta de exame citopatológico de colo uterino: está temporariamente suspensa, com exceção das coletas que não podem ser postergadas, ou seja, que possuem indicação clínica (casos urgentes). A Secretaria de Saúde possui uma ficha que contém os nomes e contatos de mulheres que desejam coletar o exame preventivo em 2021. Desta forma, todas as mulheres interessadas podem entrar em contato por telefone e solicitar a inclusão de seu nome na ficha. Assim que o cenário permitir retomar às coletas, a equipe de saúde entrará em contato para agendar o exame.

– Os atendimentos ambulatoriais como curativos, retirada de pontos e administração de medicações, assim como visitas domiciliares, seguem ocorrendo normalmente.

– Em relação à assistência pré-natal: as gestantes são encaminhadas para atendimento com a Gineco-Obstetra contratada pelo município.

– Sobre o atendimento odontológico: serão realizados na Unidade de Saúde de Lajeado Bonito, a partir do dia 08 de março, nos seguintes horários: Segundas e quartas-feiras: 07:30 – 11:30 e 12:30 – 16:30 | Terças e quintas-feiras: 07:30 – 11:30 e 12:30 – 18:30 | Sextas-feiras: 07:30 – 11:30.

– Os atendimentos no Centro de Referência em Fisioterapia serão mantidos, com a ressalva de atender um paciente por horário.

– Atendimentos com fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta devem ser previamente agendados através de contato telefônico.

– Para informações referentes a viagens, agendamento de exames, consultas especializadas ou demais procedimentos, deve-se contatar a Unidade através do telefone 3446-2820.

 

Contatos:

Unidade Básica de Saúde Central: (54) 3446-2899 | 99611-1431

Unidade de Saúde Anexa – Triagem Respiratória: (54) 3446-2868 | (054) 3446-2870

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