Sem estradas, agricultores transportam gerador a pé de Veranópolis a Bento Gonçalves

Famílias estão compartilhando equipamento para manter freezers funcionando

Com estradas destruídas por conta da chuva que atingiu o Estado, um grupo de agricultores do interior de Bento Gonçalves precisou transportar a pé, no último domingo (5), um gerador de 250kg a partir de Veranópolis. O equipamento é fundamental para manter ligados os freezers das propriedades, na tentativa de salvar os alimentos até a que a situação se normalize, já que as propriedades também estão há dias sem energia.

Conforme o agricultor Cedenir Postal, são cerca de seis famílias isoladas na região do vale do Rio das Antas, entre Bento e Veranópolis. O único acesso às propriedades foi completamente destruído pela chuva e pelos deslizamentos. Para sair e chegar, somente a pé, por meio de trilhas.

A compra do gerador foi realizada por um vizinho de Cedenir em Veranópolis e um conhecido levou de carro até onde era possível. A partir daquele ponto, um grupo de nove pessoas carregou o equipamento sobre uma ponte da linha férrea para cruzar o Rio das Antas e depois por trilhas até as propriedades. Para manter o funcionamento pelo maior tempo possível, as famílias têm racionado o uso do aparelho, ligando apenas algumas horas por dia.

— Como temos tratores, normalmente compramos grandes quantidades de diesel. Sorte que meu vizinho tinha comprado mil litros, então acho que temos por algum tempo, porque para retornar nossa energia tem que recuperar a estrada — avalia.

Ainda segundo Cedenir, já há registro de saques em residências e animais precisam ser tratados em propriedades vizinhas.

— Tem muita gente que continua isolada e tem muitos que saíram por causa dos deslizamentos e não conseguem voltar. Estamos perdendo hortaliças e frutas, no caso do meu vizinho, porque não conseguimos vender — relata.

Nesta terça-feira (7), equipes de resgate seguem em busca de 10 desaparecidos em Bento Gonçalves. Também se trabalha na abertura de vias e no levantamento de deslizamentos e condições dos terrenos. A orientação é que famílias que saíram de casa não retornem devido à previsão de mais chuva para os próximos dias.

 

Fonte: Gaúcha ZH (Pioneiro)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.