Trabalho voluntário em prol dos animais abandonados – Projeto O Gato

Animais abandonados na rua, revirando lixo, dejetos expostos nas calçadas, é o que mais incomoda as pessoas? O que podemos fazer para reduzir este problema de saúde pública?

O número de animais abandonados em nosso município vem crescendo a cada ano, mas também vemos o número de pessoas dispostas a trabalhar pela causa animal aumentar consideravelmente.

Conversamos com a professora Luciane Elis Vivian, criadora do Projeto “O Gato”, que desenvolve um trabalho de resgate, cuidado e encaminhamento para a adoção com tutores responsáveis.

Profe.  Lu fala sobre o que ela entende ser a principal causa do abandono de animais: a posse irresponsável, “as pessoas são irresponsáveis, elas adotam um gato ou cachorro e não tem condição de cuidar, não oferecem o mínimo: comida de qualidade, água fresca e vacina”.

Luciane também fala dos principais maus tratos vistos em nossa cidade: o abandono, animal preso em corrente curta, falta de comida e água, e falta de um local adequado que seja protegido das intempéries.

Em nossa entrevista, ela comenta sobre casos de resgate, qual a sua rotina de trabalho e o processo de tratamento para eles.

Realizamos em nossa escola uma enquete sobre a adoção de animais, e podemos constatar que boa parte dos alunos, em torno de 60%, já adotou algum animal abandonado sendo que a grande maioria adotou cachorros seguidos de gatos. Quando perguntados se já avistaram algum animal em risco, a maioria disse que sim mas poucos fizeram algo para ajudar.

Como vimos o abandono de animais é um grande problema na nossa cidade e está longe de ser resolvido. Não basta esperarmos que as ONGs deem conta de todos os animais, nós também temos que fazer a nossa parte e começa por darmos uma condição mínima de sobrevivência aos nossos animais.

Também podemos ajudar a quem trabalha com o resgate.

O Projeto O Gato tem várias formas de arrecadação, entre elas: rifas, arrecadação de tampinhas e blisters de remédios, bazar e brechó e o Pix que segue abaixo:

E lembre-se: animais podem trazer alegria para uma casa, faça você também a alegria de um adotando-o!

Assista o vídeo da entrevista abaixo:

Entrevista: Isabelly Bresolin Domeneghini e Vinícius Bezerra Ciello

Vídeo: Miguel Tostes Pimenta Ribeiro

Texto: Isabelly Bresolin Domeneghini, Miguel Tostes Pimenta Ribeiro, Vinícius Bezerra Ciello e Vínicius Scalco Farenzena

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.