Você sabia que hoje, 28 de julho, é o Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais?

Julho amarelo

As Hepatites Virais são causadas por um conjunto de cinco vírus que podem gerar uma inflamação no fígado, sendo eles descritos por letras do alfabeto: A, B, C, D e E.
Hepatite A: Tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.
 Hepatite B: É o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.
 Hepatite C: Tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.
 Hepatite D: Causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.
 Hepatite E: Causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões.
 Em Cotiporã, na Unidade Básica de Saúde, são oferecidos os testes rápidos que, além das Hepatites B e C, podem detectar infecções por sífilis e HIV. Para a realização não é necessária solicitação médica e o agendamento pode ser realizado diretamente na recepção ou através do telefone (54) 3446-2899.
Saiba mais e confira as principais formas de prevenção das doenças, no link abaixo ⬇ https://www.cotipora.rs.gov.br/noticia/view/1435