Homem diz que esqueceu de retirar nécessaire que estava dentro da mochila. Como pistola não chegou a ficar sob a posse de outra pessoa, não deve ser configurado crime, diz delegado.
Uma arma foi encontrada dentro da mochila de um bebê de um ano em uma escola municipal de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O caso, ocorrido na segunda-feira (29), foi comunicado à Polícia Civil nesta quarta-feira (31), de acordo com o delegado Alexandre Quintão.
A pistola pertence ao pai da criança, um policial civil em licença para tratamento saúde. Uma professora teria procurado por fraldas na mochila da criança, quando encontrou a arma. Sem tocar nela, a docente telefonou para o pai que foi recolher o objeto.
Por telefone, o policial disse ao delegado que deixava a arma em uma nécessaire, junto de outros objetos pessoais, para não ter que carregá-la na cintura. A bolsa teria ficado dentro da mochila após o pai ter esquecido de retirá-la.
O caso é investigado como possível omissão de cautela na guarda de arma de fogo, previsto no Artigo 13 do Estatuto do Desarmamento. No entanto, como a arma não chegou a ficar sob a posse de nenhuma pessoa, não deve ser configurado crime.
“A omissão do policial civil em cuidar da arma não causou nenhuma possibilidade de dano, porque ninguém pegou a arma”, explica Quintão.
A Polícia Civil deve ouvir a professora e o pai da criança nos próximos dias.