Rodeio Internacional de Vacaria é cancelado em função da pandemia

O 34º Rodeio Crioulo Internacional de Vacariafoi oficialmente cancelado na noite desta terça-feira (3) em função da pandemia. O evento, que ocorre de

O 34º Rodeio Crioulo Internacional de Vacariafoi oficialmente cancelado na noite desta terça-feira (3) em função da pandemia. O evento, que ocorre de dois em dois anos, estava previsto para acontecer de 29 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022.

No comunicado da patronagem do CTG Porteira do Rio Grande, a organização alega que é inviável limitar ou manter o distanciamento no Parque Nicanor Kramer da Luz , que sedia o evento, nas arquibancadas, nos acampamentos ou na cancha acústica onde ocorrem os shows.

 — Impossível não haver aglomeração, pois cerca de 30 mil pessoas ficam acampadas durante os dias da nossa festa. Não podemos colocar a vida de quem nos prestigia em risco — afirma o patrão Elvio Guagnini Rossi.

Ele ainda explica que o cancelamento do evento mais de cinco meses antes da sua realização levou em conta a essência da festa: a união de pessoas pelo tradicionalismo. Por isso também não se cogita realizar o Rodeio Internacional de Vacaria em outro formato:

— Nós não queremos ser promotores de um novo ciclo de contaminação.  Não podemos fazer no formato que é a essência do rodeio, com shows, bailes, arquibancadas e acampamentos lotados, então está cancelado.

Rossi também pondera que a organização não se sente à vontade, neste momento, de buscar patrocínio ou dinheiro público para promoção de uma festa.

— Não nos sentimos à vontade de pedir dinheiro para o município ou Estado quando é notória a necessidade de investir na saúde. Fica difícil também buscar patrocínios levando em conta a saúde financeira das empresas — diz.

O assessor jurídico da prefeitura de Vacaria, e capataz do CTG Porteira do Rio Grande, Rubem Antônio dos Santos Filho, avalia que para os cofres do município o cancelamento do rodeio é positivo:

— Quem sentirá mais é a rede hoteleira. O município, como apoiador, repassava recursos, emprestava máquinas e cuidava da estrutura para promover o evento.

A organização não informou uma nova data para a realização do rodeio. Considerado um dos maiores eventos tradicionalistas da América Latina, o Rodeio de Vacaria recebeu 350 mil pessoas na última edição, em 2020.

Fonte: GZH