Na BR-470/RS, construção de viadutos pelo DNIT vão garantir mais segurança e resiliência à rodovia

Após as enchentes, BR-470 ganha novos viadutos em trechos críticos

Após os severos danos causados pelas enchentes e deslizamentos de maio de 2024, a BR-470/RS, na Serra das Antas, passa por um processo de reconstrução com foco na segurança e durabilidade. Como parte das obras conduzidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dois viadutos estão sendo construídos no km 192 e no km 193 da rodovia, em trechos de curvas, que foram totalmente destruídos pelos deslizamentos. As Obras de Arte Especiais (OAE) possuem 85 e 96 metros de extensão, respectivamente. Já em altura, o viaduto do km 192, terá 15 metros e do km 193, 17 metros. O valor investido pelo Governo federal é de aproximadamente R$ 52,3 milhões.

Atualmente, o tráfego, de aproximadamente sete mil veículos por dia, segue por meio de desvios construídos e pavimentados próximos ao traçado original da rodovia. No entanto, a complexidade do terreno e a possibilidade de novos deslizamentos exigiram uma solução mais duradoura e segura. Por isso, os viadutos estão sendo implantados para garantir a estabilidade da via, permitindo que o trânsito flua acima das zonas de risco, mesmo em caso de novos eventos climáticos extremos.

Um dos principais diferenciais técnicos dessa obra, que tem previsão de conclusão para o final deste ano, está o uso de vigas de aço em vez de vigas de concreto armado, uma escolha estratégica diante das condições do local. A geometria curva dos viadutos e os grandes vãos entre os pilares, projetados propositalmente para permitir a passagem livre de detritos e água sob a estrutura, demandaram um material mais leve e de execução mais ágil, como o aço. Essa solução também traz maior facilidade na adaptação às características do terreno.

A elevação da pista em relação ao solo instável elimina a necessidade de intervenções frequentes no solo e protege os usuários da via contra riscos de interrupções e acidentes em áreas suscetíveis a escorregamentos. Além de técnica, a escolha por viadutos representa um compromisso do DNIT com a segurança, a durabilidade e a eficiência das estruturas da rodovia.

“Com essas obras, a BR-470/RS dá um passo importante rumo a uma reconstrução mais resiliente, moderna e segura, garantindo mobilidade e confiança para todos os que utilizam essa rota fundamental na Serra Gaúcha”, finalizou o superintendente regional do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva.

Importância – A construção desses dois viadutos na BR-470/RS representa um marco fundamental para a recuperação da mobilidade e da segurança no Vale do Rio das Antas, especialmente para os municípios de Veranópolis e Bento Gonçalves. Após os intensos deslizamentos de maio de 2024, que destruíram completamente o traçado original da rodovia nesses pontos, a instalação de desvios provisórios foi essencial para manter o fluxo. Com os novos viadutos, o trajeto se torna mais confortável e seguro, restabelecendo uma das principais ligações logísticas e turísticas da Serra Gaúcha.

 

Foto: Maquete eletrônica de como ficará com os viadutos

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