Serra ganha 25 novos leitos de UTI em 10 dias

Na bandeira vermelha do sistema de distanciamento social controlado desde a segunda-feira (15), a Serra tem feito esforço para aumentar o número de leitos de UTI disponíveis, um dos indicadores usados pelo Governo do Estado nas ações para conter o coronavírus. Até a quarta-feira (17), eram 193 vagas cadastradas no sistema estadual na região. Nesta quinta-feira (18), o número chegou a 201. O salto é ainda mais expressivo quando se comparam dados dos últimos 10 dias. Em 8 de junho, eram 176 vagas na terapia intensiva, ou seja, o aumento no período foi de 25 leitos. O dado considera a rede pública e a rede particular. 

O aumento na disponibilidade naturalmente implicou na redução da taxa de ocupação. Enquanto no dia 8 esse índice estava em 82%, agora está em 75%. No entanto, houve um crescimento no número de pacientes internados: de 145 em 8 de junho para 150 agora. 

A perspectiva é que o número de leitos de UTI aumente ainda mais nos próximos dias. Isso porque existe uma mobilização dos órgãos públicos e até do empresariado da região para fornecer equipamentos aos hospitais. Outro aspecto é que oito novos leitos habilitados pelo Ministério da Saúde no Hospital Arcanjo São Miguel, de Gramado, ainda não constam no sistema do Estado. Conforme o secretário da Saúde do município, João Teixeira, as vagas entrarão em operação até sexta-feira (19). Desde a habilitação na semana passada, o hospital trabalhava na contratação e remanejamento de profissionais para atuarem no serviço:

— Se fosse de extrema urgência, poderia estar aberto, mas sem uma equipe completa. A gente preferiu estar com a equipe completa para colocar à disposição do Estado.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Pioneiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.