Bolsonaro diz que vai desobrigar uso de máscara para quem se vacinou ou já pegou coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro disse que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prepara um parecer para desobrigar o uso de máscara para quem já se vacinou contra a covid-19 ou já foi infectado. A declaração foi dada nesta quinta-feira (10), em um evento em Brasília. Durante sua fala, ele foi aplaudido pelos participantes da cerimônia.

— Acabei de conversar com o (ministro da Saúde) Queiroga e ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que já foram vacinados ou que já foram contaminados, para tirar essa… Esse símbolo que, obviamente, tem a sua utilidade, para quem está infectado — anunciou o presidente.

Thank you for watching

Bolsonaro foi criticado diversas vezes ao longo da pandemia por circular sem máscara mesmo em eventos públicos. Avesso também ao distanciamento social, ele disse, no mesmo pronunciamento, que a quarentena é somente para quem está infectado pelo vírus, não para todo mundo:

— Isso destrói empregos, mata de outra forma o cidadão.

Mais tarde, Queiroga disse que realizará um estudo para analisar se o uso de máscara pode ser desobrigado para pessoas vacinadas contra covid-19 ou que já tenham contraído o vírus. Também afirmou que a retirada da proteção, já autorizada em alguns países, depende do ritmo da imunização da população. 

 O ministro se diz a favor da máscara e do distanciamento social como forma de prevenção da covid-19. Durante seu segundo depoimento à CPI da Covid, ele disse que já alertou o presidente para os cuidados em relação às duas medidas. 

O que diz a OMS 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que, no atual contexto de grande circulação da covid-19 em muitos países, mesmo os vacinados contra o vírus devem manter os cuidados recomendados, como uso de máscaras e distanciamento social. Diretora do Departamento de Imunização, Vacinas e Biológicos da OMS, Kate O'Brien, lembrou que nenhuma das vacinas disponíveis é 100% eficaz.

Além disso, ela comentou que os vacinados podem desenvolver apenas casos leves da doença, mas ainda assim contaminar outras pessoas:

— Não sabemos o quanto as vacinas protegem da infecção contra a covid-19.

O'Brien advertiu que, quanto mais o vírus circular, maior o risco de surgirem cepas resistentes a alguma vacina. 

Fonte: GZH

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.