Nossos Seres Veranópolis: Do céu aos vales: a localização privilegiada do Pico do Monte Claro

O Pico do Monte Claro é um lugar único em Veranópolis, o mais novo ponto turístico do município, está situado em um dos pontos mais altos da região, há 25km do centro da cidade, na comunidade de Monte Claro. Lá, é possível ficar mais pertinho do céu e ter uma visão privilegiada e panorâmica dos vales que rodeiam a cidade.

A propriedade é particular, mas desde 2019, recebe visitantes de diversos locais do Estado, do País e até do exterior. José Carlos Schuvatz, mais conhecido como Zeca, é o proprietário e, também, quem faz toda a manutenção e cuidado do local. “Comecei a receber visitas de amigos, vizinhos e amigos do meu filho”, explica o proprietário.

Localizado em meio aos vales da Serra das Antas, o pico está situado a 300 m do Rio das Antas e a 715 metros acima do nível do mar. O ponto é estratégico para a avistar as cidades ao redor, é possível avistar Veranópolis, Cotiporã, Bento Gonçalves e Nova Roma do Sul. “De noite, conseguimos ver também a claridade de Caxias do Sul e Farroupilha, não para ver as cidades, mas vemos as luzes delas. Estamos há 25 km do centro da cidade, 17 km do Belvedere do Espigão, 20 km da Ponte dos Arcos”, destaca Zeca.

Atualmente, o local conta com espaço para camping, cabanas para locação, mesas, churrasqueiras, sanitários, chuveiros, pontos de energia elétrica e um espaço de apoio com pia, fogão e jarra elétrica para auxiliar os campistas. Além disso, o proprietário instalou placas de aviso e cercou o local com tela para evitar acidentes. “Futuramente, pretendo construir mais duas ou três cabanas, porque essas três aqui estão sempre com reservas esgotadas durante o final de semana, feriados e datas comemorativas. Também está em fase de construção um sanitário exclusivo para cada cabana”, explica.

O local está aberto para visitação todos os dias, o ano todo, uma vez que Zeca reside no local. Para acessar o espaço, é cobrado um valor de R$ 10,00 por pessoa, o qual é revertido para melhorias nos espaços comuns do Pico. Os visitantes podem chegar a partir das 06h da manhã e permanecer até após o pôr-do-sol. Quem deseja acampar, paga um valor diferenciado e pode frequentar o espaço das 06h da manhã de um dia, até o pôr-do-sol do dia seguinte. As cabanas precisam ser reservadas com antecedência por quem deseja se hospedar aos finais de semana ou feriados. “A cabanas são rústicas, possuem cama, geladeira, pia e fogão, mas não tem roupa de cama, então sempre que alguém faz reservas, eu explico isso tudo. As cabanas precisam ser reservadas de maneira antecipada e o funcionamento é o mesmo do camping, pode chegar às 6h da manhã do sábado e ficar até depois do pôr-do-sol do domingo, por exemplo”, relata.

Conforme o proprietário, o maior problema enfrentado no local envolve a questão da água. A propriedade possui um poço artesiano, mas a vasão do mesmo supre somente a demanda da residência de Zeca. As caixas d’água dos sanitários e das pias, são abastecidas graças a captação de água das chuvas, porém, dependendo do número de visitantes, acaba faltando água no final de semana. “O poço é fraco, só dá para a casa e quando sobra, o que é difícil, eu bombeio para as outras caixas. São seis reservatórios de dois mil litros e outros dois um pouco maiores, que juntos armazenam cerca de 20 mil litros de água, mas às vezes acaba faltando, por isso, no futuro pretendo instalar mais reservatórios para captar o máximo possível de água da chuva”, descreve.

Zeca destaca que a propriedade foi incorporada como ponto turístico do município recentemente e que segue aprendendo como administrar e também, receber o público. “É tudo novo ainda, sigo recebendo sugestões dos visitantes e da Secretaria de Turismo, que sempre nos auxiliam de uma maneira ou outra e a Prefeitura também disponibiliza maquinário para as estradas”, destaca.

O Pico do Monte Claro recebe cerca de 200 visitantes por final de semana, o proprietário acredita que com a Femaçã no próximo mês, esse número possa ser ainda maior. “Estamos próximos de outros locais que valem a pena ser visitados, quem vem visitar e conhecer o Pico do Monte Claro tem diversas opções para estender o passeio em Veranópolis. O município tem muito potencial turístico para ser mostrado aos visitantes e explorado”, finaliza.

Telefone para contato: (51) 98012-6411.

Confira o vídeo completo:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.