Pedagoga Alana: Acolhimento na educação infantil: o papel do professor no período de adaptação

Por: Alana Francio – Pedagoga

 

Para refletir sobre a importância de pensarmos no período de adaptação que acontece nos espaços da Educação Infantil, inicio este dialogo a partir da significação do verbete acolhimento. De acordo com o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra deriva do latim acolligere e tem o sentido de receber, proteger, oferecer um lugar seguro.

Nesse sentido, precisamos compreender que o acolhimento na escola da infância é o alicerce principal para a construção de uma relação de parceria entre escola e família, pois quanto mais sólida for a sinergia melhor e mais tranquila será a adaptação da criança.

Nós, docentes da Educação Infantil, precisamos compreender que não existe adaptação sem acolhimento, sendo que ambos os conceitos, apesar de terem significados diferentes, se relacionam entre si. Precisamos compreender que cada criança tem o seu tempo e vive o processo de adaptação de maneira distinta. Por isso, torna-se necessário ter um olhar respeitoso para cada criança, para que a nova rotina seja incorporada a sua dinâmica de vida.

Diante, para que a ida para a escola seja prazerosa, causando encantamento e alegria, podemos desenvolver algumas estratégias:

  • Não force a separação da criança com seus pais e/ou responsáveis, de alguns minutinhos para que ela possa se despedir de maneira afetiva;
  • Converse com os pequenos, acolha os seus sentimentos, verbalize o porque estão na escola e as experiências que terão nesse espaço;
  • Reforce com as famílias de que eles também conversem com seus filhos, que falem sobre a escola e sobre a ida a esse novo local;
  • Garanta nas suas propostas pedagógicas vivências que permitam o conviver, o brincar, o participar, a exploração a expressão e o autoconhecimento de si e do outro;
  • Seja receptivo (a) com as famílias, diga para elas a importância da parceria com a escola;
  • Explore o ambiente escolar com as crianças, organizando um “tour guiado” pela escola para que possam conhecer os diferentes espaços;
  • Realize contações de histórias, elas sempre são bem-vindas e estimulam a atenção e o envolvimento das crianças.

Por fim, o acolhimento acontece todos os dias, ele está presente no cotidiano, no olhar atento do professor e também na recepção das crianças, pois a partir do momento que eu acolho, eu estou demonstrando para o outro que ele é bem-vindo, que ele é querido naquele ambiente.

Alana Francio é Pedagoga, Mestra em Educação e Professora de Educação Infantil, Assessora Pedagógica e Professora Universitária

E-Mail: [email protected]
Whats (54)99602 1887.

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.