Após nove meses de obras e adiamentos por causa da pandemia, nova Júlio será entregue

Assinantes da versão impressa receberam antes esse conteúdo de forma exclusiva.

Após cerca de nove meses de obras e adiamentos por causa da pandemia, a Rua Júlio de Castilhos será apresentada à população com as novidades do projeto de revitalização do local, que compreende o trecho entre as avenidas Osvaldo Aranha e Dr. José Montaury. A inauguração do novo espaço está marcada para esse domingo, a partir das 14h30min, com shows, caminhada, comércio aberto, gastronomia, entre outras atrações. A solenidade oficial será às 17h.
Foram diversas as mudanças, entre elas o nivelamento entre rua e calçada, retirada dos postes na parte central da via, instalação de mobiliário para que as pessoas possam se reunir e sentar e uma ciclovia. Conforme a arquiteta da Prefeitura de Veranópolis, Joanna Peruffo, a execução da obra se deu de forma tranquila. “Tínhamos um ótimo projeto em mãos e uma empresa com excelência nesse tipo de intervenção. Ao meu ver o maior desafio foi conciliar uma obra dessa complexidade às necessidades de acesso dos comerciantes e moradores às suas residências e locais de trabalho principalmente durante a etapa inicial de demolições”, comenta.
Outra questão que acabou prolongando por três meses as atividades foi a questão climática. “A estimativa era de seis meses pelo cronograma de obras. O tempo total foi de nove meses, o que considero bastante razoável levando em consideração os períodos de chuvas intensas que tivemos durante a execução”, relata a arquiteta. O espaço permite a circulação dos moradores, mas a regra não tem sido seguida. “Durante toda a execução fixamos placas de sinalização indicando que o acesso era restrito aos moradores, porém poucas pessoas respeitaram”, destaca
Segundo Joanna, em função do acesso de veículos de carga e estacionamento irregular no local, muitos serviços tiveram que ser refeitos por causarem danos à pavimentação e aos elementos de balizamento instalados. “Esse acesso irregular foi um desafio enfrentado que gerou custos e tempo extras à execução. A rua será reaberta oficialmente após sua inauguração”, frisa. Neste período de atividades, apenas alguns ajustes foram feitos ao projeto original. “Modificamos o sistema de drenagem a fim de garantir maior vazão às águas pluviais além da alteração da localização de alguns elementos da parte elétrica como transformadores, postes, caixas e estrutura de medição”, descreve a profissional.
Para a arquiteta, a entrega de uma obra desse impacto traz diversos sentimentos. “A sensação é de muita satisfação e orgulho pela qualidade estética e urbanística que essa intervenção entrega a nós veranenses, especialmente aos comerciantes locais, aos transeuntes e aos turistas”, salienta. Ela destaca que a nova Júlio de Castilhos é uma realização para a Administração Municipal. “Essa obra era um sonho antigo do prefeito Waldemar que preza, em suas administrações, por soluções urbanísticas de vanguarda que colocam a nossa cidade sempre um passo à frente na nossa região”, ressalta e já projeta: “não paramos por aí, em breve mais obras estarão sendo entregues à nossa comunidade!”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.