Veranópolis lança projeto Oficina de Costura

Na quarta-feira, dia 2, iniciaram as atividades da Oficina de Costura. Oportunidade que oferece de forma gratuita, uma capacitação às pessoas que tenham interesse em adquirir conhecimento ou aperfeiçoar a técnica de corte e costura.
O curso terá 12 encontros que ocorrerão uma vez por semana. Neste primeiro momento já foram formadas três turmas que estão sendo conduzidas pela instrutora voluntária, Ivania Zancanaro.

Na oportunidade estiveram presentes, o prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, a secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, Fabiane Parise, e as integrantes do CRAS, Luciana Matter e Milca Coimbra. Também acompanharam o início das atividades o presidente do Rotary Club Veranópolis, Diego Pelliccioli, e os rotarianos Ivania Zancanaro, Eduardo Zancanaro e Natalina Valduga.

Esse curso de corte e costura visa promover qualificação profissional e geração de renda para as pessoas que desejam ter uma oportunidade de trabalho em casa ou em uma empresa.

A oficina de costura foi idealizada pelo Rotary através dos companheiros Ivania e Eduardo, que atuam no setor de confecções e viram a necessidade de formar profissionais da área. A ideia foi acolhida pelos demais rotarianos e também pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, por meio do CRAS, que juntos possibilitaram a realização dessa capacitação.

As inscrições podem ser feitas por dois canais:

* Para as pessoas que possuem cadastro único, as inscrições são feitas através do CRAS, no telefone (54) 3441 7242.

* Os demais interessados podem contatar com o Rotary Clube no telefone (54) 99183 5475.

 

Início do projeto

O primeiro desafio foi gerar recursos, para a compra das máquinas e insumos pois demandavam alto valor financeiro. Pensando nisso, o Rotary Clube criou a “Quermesse Solidária”, que ocorreu em novembro de 2021 e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Foi um evento de dois dias, com música ao vivo, gastronomia e brinquedos para as crianças, na Praça XV de Novembro. O público compareceu em grande número. O resultado foi um grande sucesso e o objetivo, de arrecadar fundos para a oficina, foi cumprido.

O próximo passo foi tirar o projeto do papel. O Rotary adquiriu as máquinas e demais itens necessários para o andamento do curso, outros insumos foram doados por confecções da cidade e o Sicredi também contribuiu com a ideia. As rotarianas Ivania Zancanaro, Natalina Valduga e a voluntária Maria Benta assumiram a função de ministrar as aulas.  A prefeitura cedeu a sala, materiais didáticos, cadeiras e através do CRAS, ajudou a compor as turmas, e assim o curso tomou forma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.