Sicoob inaugura agência em Veranópolis na próxima segunda

A Cooperativa São Miguel do Oeste está ampliando suas instalações nas regiões do Rio Grande do Sul, onde diversas agências serão inauguradas.

No início desse ano, mais uma agência bancária está sendo instalada em Veranópolis. A agência do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) do município será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 21 de janeiro. Haverá cerimônia às 9h onde comparecerão lideranças locais e convidados, e após a agência estará aberta para o público em geral, para visitação e conhecimento da estrutura. 

O que é o Sicoob?
O Siccob é o maior sistema de cooperativa de créditos do Brasil. Já tem presença nacional em todos os Estados, possuindo a quinta maior rede de atendimento do país. É um sistema de cooperativas, hoje composto por mais de 400 em toda a nação.
De acordo com Mauricio Felippi, gerente geral do Sicoob de Veranópolis, a cooperativa que está chegando a cidade é ligada à Cooperativa São Miguel do Oeste, de Santa Catarina.
Hoje, segundo ele, o Sicoob, como instituição financeira, atende de forma geral os principais públicos que normalmente se segmentam em pessoa física, pessoa jurídica, que são as empresas, e o agronegócio, que tem uma especificidade maior no tipo de atendimento em função da atividade que exercem. Maurício coloca que o Sicoob tem um portfólio completo de produtos tanto para pessoa física, quanto para empresas e para o produtor rural.

O Sistema de Cooperativismo
Felippi explica que o grande ganho dessa instituição financeira ser cooperativa são os princípios de cooperativismo que ela carrega. Um dos pontos citados por ele, por exemplo, é uma distribuição de resultados ao final do período, onde é creditado na conta do próprio associado uma participação desse resultado. Além disso, o associado pode participar das assembleias e tomar decisões, ou mesmo indicar situações, problemas ou melhorias que sejam necessárias para o atendimento na comunidade. “Um associado, no cooperativismo, é dono do próprio negócio, ele pode atuar em conjunto com os próprios colaboradores, pode ser fomentador e usufruir ao final do período com a distribuição de resultados”, ressalta.
Além disso, como princípios de cooperativismo, são feitos investimentos comunitários para programas sociais na comunidade que serão exercidos ao longo do ano. O gerente cita um que já está sendo trabalhado na cidade, que é de cunho educacional junto às escolas com crianças de seis a oito anos, onde será feita uma rodada pelos educandários do município, tratando sobre Educação Cooperativa.

Modelo tradicional
O modelo do Sicoob que já está enraizado em Santa Catarina e outros Estados como Minas Gerais, será aplicado agora no Rio Grande do Sul. “É um projeto de expansão que comtempla 36 cidades. Já foram inauguradas agências em Lageado e Carlos Barbosa; Veranópolis será a terceira no Estado, o que é um ponto em prestigio para a comunidade. Após, em fevereiro, será inaugurada agência em Nova Prata, depois em Teutônia e assim em outras cidades como Encantado e Garibaldi”, destaca Maurício.
O Rio Grande do Sul foi dividido entre diversas cooperativas e a São Miguel do Oeste ficou com a região que envolve tanto a Serra Gaúcha quanto o Vale do Taquari. Então, ele explica que existem outras cooperativas que atendem nas demais regiões. “É uma divisão para que a atuação seja mais focada a partir de uma única cooperativa dentro do Sicoob”, aponta.
Segundo Felippi, além do agronegócio, que está no próprio DNA da Cooperativa que nasceu desse meio, todos os demais serviços financeiros ofertados têm um impacto positivo para a comunidade na forma de crescimento e desenvolvimento.
Toda a estrutura do Sicoob estará sendo disponibilizada para a comunidade veranense a partir do dia 21 de janeiro. Maurício convida a todos, para que conheçam a agência e possam usufruir dos produtos e serviços oferecidos. “A equipe estará disponível para o atendimento, abertura de contas e demais explicações. Disponibilizamos aplicativo para perfis mais digitais, podendo, inclusive, realizar a abertura de conta pelo próprio App”, afirma.
Mesmo que a tecnologia, hoje, esteja cada vez mais presente na vida das pessoas, um dos grandes diferenciais do Sicoob é a relação de pessoas com pessoas, isso é priorizado como princípio do cooperativismo. “Buscamos estar próximos às pessoas e tentar fazer essa relação seja o mínimo possível através de tecnologias, embora ela também seja ofertada”, con-clui.
A agência estará localizada na Rua 24 de Maio, 783, sala térreo, em frente à Loja Magazine Luiza, no centro de Veranópolis. 
Além de Mauricio, a equi-pe do Sicoob será formada por Cristina Sartori, Graciela Ambrosi, Letícia Carteri, Rosandro Resteli e Marcio Domeneghini.