Dia Nacional do Café: entenda por que data celebrada no Brasil é diferente do resto do mundo

A data nacional foi instituída em 2005 pela Associação Brasileira da Indústria de Café e representa o início da colheita em nosso território. Além disso, tem relação com o incentivo a consumo no Brasil.

O último dia 14 de abril foi marcado como Dia Mundial do Café. Entretanto, agora, pouco mais de um mês da data, é o Brasil que celebra o Dia Nacional do Café, no dia 24 de maio, além de Dia do Barista. Mas, qual a diferença?

A data nacional foi instituída em 2005 pela Associação Brasileira da Indústria de Café. Ela representa o início da colheita desse produto em boa parte do território. Entretanto, ganha uma outra representação por também ser uma marca para os baristas, representando uma data comercial para celebrar as formas diferentes de fazer café.

O Brasil é reconhecido como o maior produtor do mundo da bebida. Entretanto, não está entre os maiores consumidores (Finlândia, Suécia e Bélgica lideram). Por isso, o dia 24 de maio serve como uma maneira de estimular o interesse pela população no café.

Além das duas datas citadas anteriormente, ainda há uma terceira para celebrar o produto. É no dia 1º de outubro, em que se comemora o Dia Internacional do Café, quando todos os países do mundo celebram a bebida. A data é a oficialmente reconhecida pela Organização Internacional do Café.

Fonte: CBN

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.