Presença da variante de Manaus é confirmada em Veranópolis

Na última semana, Veranópolis recebeu a confirmação de que a variante P1, conhecida como “de Manaus”, está presente em seu

Na última semana, Veranópolis recebeu a confirmação de que a variante P1, conhecida como “de Manaus”, está presente em seu território. O fato é decorrente do retorno da amostra de um paciente –  o qual, posteriormente, faleceu pela doença – coletada no dia 08 de março e encaminhada, na sequência, ao Estado. A análise do material foi feita pela Fiocruz.

O fato confirma uma suspeita já presente entre as autoridades do município. Com o aumento de casos, a gravidade de alguns pacientes, a crescente de óbitos e o colapso no sistema de saúde veranense, em março, o que se observava na época já era considerada uma consequência da variante.

Além disso, já havia sido afirmada, no início do mês passado, a transmissão comunitária da cepa na Serra Gaúcha. O fato enquadrava, na época, Veranópolis como cidade portadora da variante, mas o retorno da amostra é uma confirmação real da presença do vírus. A linhagem já está presente, também, em Caxias do Sul, Gramado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Pinto Bandeira e Serafina Corrêa.

Segundo especialistas, a cepa é mais transmissível e apresenta maior agravamento da doença nos pacientes que ela acomete. Contudo, estudos preliminares demonstram que a vacina CoronaVac, a mais usada no Brasil, é eficaz contra a P1, assim como os imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca.

Fonte: Rádio Studio