Professora da EMEF Irmão Jerônimo divulga projeto em Maceió

Na EMEF Irmão Jerônimo, a professora de Artes, Maitê Bavaresco e o Arteterapeuta, Daniel de Rocco (AATERG 280/0722) iniciaram uma atividade com os 7°anos intitulado “O potencial das Artes: o movimento Romantismo e a ligação com o período pandêmico”. Esse projeto foi submetido ao congresso Nacional de Educação (VIII CONEDU) cuja temática foi “Futuro da escola repensando políticas e praia”.

Após inscrito e  aceito na categoria comunicação oral, a professora viajou a Maceió (Alagoas) e participou da programação do evento nos dias 13, 14 e 15 de outubro do corrente ano. No artigo foi exposto a experiência da pesquisa realizada, na qual buscou-se explorar o potencial expressivo na Disciplina de Artes, associando o movimento artístico denominado Romantismo e o período recente da pandemia de covid-19.

apresentação

O objetivo geral do projeto foi oportunizar aos alunos do Ensino Fundamental a experiência artística de expressão dos sentimentos, ancorando-se no Romantismo. Além de conhecer mais sobre esse movimento, apresentar maneiras de expressão dos sentimentos e descobrir a proveitosa relação do Romantismo com a volta às aulas presenciais após o isolamento pela pandemia. O artigo tomou forma por meio de pesquisas em plataformas de artigos científicos e  alicerçado em autores relevantes à área de estudos, entre eles Ana Mae Barbosa. Após a pesquisa concluída,  a oficina “ExpessARTE”, concretizou-se em três encontros para as turmas dos sétimos anos. Inicialmente apresentou-se o movimento e, posteriormente, os alunos puderam expressar na pintura e escrita os sentimentos e fatos que se relacionaram à pandemia.

Por meio do projeto, confirmou-se que se faz de extrema relevância entender e conversar sobre as situações vivenciadas na pandemia, bem como o impacto deixado por ela e, para isso, uma das possibilidades é trabalhar na Disciplina de Artes essa vazão de resquícios deste período inesperado. Ademais, esse trabalho contribui significativamente para a comunidade escolar, fazendo com que fossem expostas lacunas deixadas pela pandemia do COVID-19, que poderão ser trabalhados em inúmeros projetos em torno desse assunto.

As pinturas realizadas na oficina foram compiladas em um livro e expostas na escola. E o trabalho na Integra está disponível no Qrcode ao lado!QRCode

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.