Entrevista com o candidato a prefeito de Cotiporã Ivelton Mateus Zardo

Desde a última quarta-feira (21), O Estafeta está publicando série de entrevistas com os candidatos a Prefeito dos municípios da região, seguindo critério de ordem alfabética dos candidatos, sendo dois por edição. A seguir, você confere a entrevista completa com o candidato Ivelton Mateus Zardo, do município de Cotiporã.

Sou Ivelton Mateus Zardo, candidato a Prefeito pelo Progressistas. Desde que nasci, resido na comunidade de São Vicente, em Cotiporã. Sou agricultor e graduado em Ciências Contábeis. Trabalho no cultivo de videiras e elaboração de vinhos. Sou vereador há 8 anos, sendo Presidente da Câmara de Vereadores e Prefeito em Exercício. Exerci a função de Secretário da Administração, na Gestão de Breda. Lenita Zanovello Tomazzi, candidata a vice-prefeita pelo PSD, é professora, servidora pública e, em 2016, foi eleita vereadora. Foi Presidente da Câmara de Vereadores e Secretária de Educação, na primeira Gestão de Breda.

Defina política em uma palavra.

Servir.

O que significa democracia para o senhor? 

Democracia significa dar o total poder para a população, tanto na escolha de seus representantes, quanto na participação junto ao governo de uma forma igualitária. Ser democrático, é ser respeitoso para com as escolhas da população, além de priorizar o diálogo e o acesso facilitado a informação. Respeitar e acolher a vontade da maioria.

Porque você quer ser Prefeito do seu Município? 

Quero ser Prefeito pois me sinto preparado para servir ainda mais o município de Cotiporã. Recebi o incentivo da minha família, de líderes comunitários e muitas amigos, o que me motivou a colocar meu nome a disposição da comunidade. Durante quase oito anos como vereador e acompanhando diretamente a Administração do Breda e Ivaldo, vi muitos sonhos da população serem realizados. Identificar o crescimento e ver a comunidade unida, me inspirou a querer trabalhar pelo desenvolvimento local. Nosso município merece continuar neste caminho e, junto de uma equipe qualificada, quero ser responsável por muitas outras conquistas.

No seu ponto de vista, qual é a principal prioridade do município e como atender essa demanda? 

Infraestrutura, principalmente a conclusão do asfalto para Bento Gonçalves. Para que o município possa se desenvolver cada vez mais, é necessário que se invista fortemente em infraestrutura nos mais diversos setores. Cotiporã deu um salto em investimentos, viabilizando pavimentações, recuperação de prédios, construção de ginásios, melhorias nas estradas. Áreas como agricultura, indústria, turismo, saúde e educação apresentam um grande crescimento decorrentes desses investimentos e isso precisa ser continuado. Se investirmos em infraestrutura, o que abrange, por exemplo, necessidades de acesso, água iluminação e tantas outras, garantimos as condições que a população precisa para crescer.

Muitas entidades precisam de auxílio para se manterem, como você pretende atuar nisso? 

Manter e ampliar a forte parceria atualmente existente entre a administração e as entidades, as quais, obedecendo aos critérios legais, realizam ações que engrandecem o município em todas as áreas. Todas continuarão a ser fortemente valorizadas e parceiras da prefeitura, garantindo participação efetiva junto a comunidade.

Como o Senhor irá montar a equipe de trabalho de sua gestão? Afinal, ela fará toda a diferença na execução de seus projetos

Para uma administração ter sucesso e prestar bons serviços a sua população, é necessário que a equipe de trabalho seja comprometida, responsável e pró ativa. É preciso contar com pessoas capacitadas e determinadas em executar os projetos da administração. Pessoas comprometidas com o resultado. Todo e qualquer Prefeito necessita de um grupo de pessoas que transmitam confiança, tenham conhecimento específico na área e gerem resultados. Irei utilizar destes critérios para escolher minha equipe. Não iremos beneficiar pessoas com cargos, mas sim, teremos pessoas capacitadas para ocupar o cargo certo e trabalhar pela população.

Todos esperamos pelo pós pandemia e na recuperação de nossos municípios. Quais serão suas primeiras ações após assumir, para planejar a retomada de nossas atividades e da economia?

O pós-pandemia será desafiador para os municípios que não mantiveram seus investimentos e contas em dia. Esse não é o caso de Cotiporã. Mas, uma das principais ações para se obter uma retomada mais acelerada da economia, é por meio de incentivos para todos que estão produzindo, gerando renda e empregos nos mais diversos setores como comércio, indústria, agricultura, turismo, prestação de serviços e outros. Para o retorno das atividades na educação, é preciso acompanhar e avaliar a situação, tendo bom senso e capacidade de adaptação conforme o momento. Na saúde é preciso priorizar o atendimento humanitário, com acompanhamento periódico e prevenção de doenças.

Como você avalia a obtenção de empréstimos/ financiamentos por parte do Poder Público?

Costumo comparar o poder público a uma empresa privada, ou até mesmo a uma família. Cada um deles, em determinado período, poderá necessitar fazer um empréstimo ou financiamento para ter condições de investir e acelerar seu desenvolvimento. É preciso ter crédito e estar com a situação favorável perante a legislação, caso contrário o Município não pode obter financiamento ou empréstimos. Tendo essa perspectiva, se o momento exigir e a população necessitar de serviços que possam antecipar e promover mais qualidade de vida através dos investimentos, o município deve, de uma forma consciente, realizar essas operações e, consequentemente, atender as demandas da comunidade.

Uma das demandas de Cotiporã é a construção da ponte no Rio das Antas, na ligação entre o município com Bento Gonçalves. Qual é sua opinião sobre o tema?

A construção da ponte sobre o Rio das Antas é uma de nossas propostas de governo, justamente pela demanda. É preciso buscar alternativas e parcerias nas esferas de governos Estadual e Federal, além de parcerias com Municípios vizinhos. Sabemos que é necessário um grande volume de recursos para a execução de uma ponte que atenda às exigências do local, para isso além dos caminhos citados acima, é necessário a realização do projeto e em seguida o cadastramento nos Ministérios que possam auxiliar nesta demanda. Agora com a pavimentação da Estrada Bento Gonçalves quase concluída, a ponte é um novo desafio para as próximas administrações, o que queremos assumir.

Que projetos você tem para impulsionar a agricultura em nosso município? 

A agricultura é a segunda economia do município e, enquanto agricultor, sei das demandas diárias. Além de aprimorarmos programas já existentes, como o Agromais, Água boa para Todos, Terra Fértil, criaremos mais programas de incentivo para atender a necessidade específica de cada propriedade. Iremos viabilizar a rede de energia trifásica nas comunidades, internet, bons acessos e subsídios para o fortalecimento local. Especialmente, criaremos um departamento com profissionais da área agrícola para dar todo o acompanhamento, orientação e informações necessárias ao produtor rural, esclarecendo programas e benefícios ofertados pelo Município.

Considerações finais.

O Município de Cotiporã vem crescendo a passos largos através de seu povo trabalhador aliado a uma administração que não mede esforços para estimular e acompanhar o progresso. A potencialidade existente em Cotiporã deve ser explorada, para isso é preciso união e comprometimento com as pessoas. Viver e morar na Joia da Serra Gaúcha, com qualidade de vida é o que todos desejamos. Breda nos ensinou que tudo é possível com determinação, criatividade e persistência. Por isso, eu e a Lenita estamos preparados para assumir esse desafio. Nestas eleições, vamos todos juntos votar por uma Cotiporã Cada Vez Melhor!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.