Entrevista com o candidato a prefeito de Nova Prata Alcione Grazziotin

Desde o dia 21 de outubro, O Estafeta está publicando série de entrevistas com os candidatos a Prefeito dos municípios da região, seguindo critério de ordem alfabética dos candidatos, sendo dois por edição. A seguir, você confere a entrevista completa com o candidato Alcione Grazziotin, do município de Nova Prata.
 

Alcione Grazziotin candidato a prefeito de Nova Prata pelo MDB, 54 anos, filho de Lauro e Terezinha Grazziotin, casado com Luciana Malacarne Grazziotin, dois filhos – Lauro e Eduardo -, formado em Direito pela UNISINOS e especialização pela UCS, sócio do escritório Agustini e Grazziontin. Sandra Guglielmin Zottis candidata a vice-prefeita pelo MDB, 63 anos, filha de Gino e Olívia Guglielmin, casada com Wagner Zottis, dois filhos – Fausto e Otavio e uma neta – Alice, aposentada da CEEE/RGE.

 

Defina política em uma palavra

Governar

 

O que significa democracia para o senhor?

Democracia é o sistema político em que os cidadãos elegem livremente os seus dirigentes, através de eleições periódicas. É o processo mais seguro para o exercício pleno da cidadania, e para a administração daquilo que é público, visando o bem comum de toda a comunidade.

 

Por que você quer ser prefeito do seu município?

A motivação para ser Prefeito de Nova Prata decorre do sentimento de cidadania, do desejo de mudança e alternância no poder executivo. Eu estou convicto de que, podemos ser os agentes de uma grande mudança em nosso município, para uma “Nova Prata Nova de Verdade” no presente e projetando-a para o futuro. Nós preparamos um plano de governo para realizar uma gestão democrática, inovadora e participativa, ouvindo as pessoas. É fato notório e preocupante que, nos últimos 50 anos, somente 6 pessoas ocuparam o cargo de Prefeito do nosso município. Eu quero mudar essa realidade, com ideias novas, equipes competentes e comprometidas em administrar para todos os pratenses.

No seu ponto de vista, qual é a principal prioridade do município e como atender essa demanda?

 

Muitas entidades precisam de auxílio do município para se manterem e como atender essa demanda?

Nova Prata dispõe de entidades que atuam através de trabalho voluntário, prestando serviços importantes para a comunidade. Em geral, essas entidades não dispõem de recursos suficientes para sua manutenção, e cabe à Prefeitura contribuir com recursos orçamentários, como já acontece hoje.

 

Como o senhor irá montar a equipe de trabalho de sua gestão? Afinal, ela fará toda a diferença na execução de seus projetos. Qual sua opinião sobre cargos em comissão?

O MDB disputa a eleição municipal sem coligação. Nós tentamos coligar com alguns partidos, que pensamos terem ideias similares as nossas, mas não foi possível consolidar acordos. Assim, caso eleito, não tenho nenhum cargo comprometido com quem quer que seja, e total liberdade para montar a equipe de trabalho. Os assessores serão escolhidos por critérios técnicos, pelo conhecimento na área de atuação, e competência pessoal, independente do partido a que pertença. Os Cargos em Comissão são imprescindíveis na medida exata da necessidade, para permitir agregar recursos humanos qualificados para funções temporárias ao quadro da Prefeitura, mas jamais para acomodar apadrinhados políticos.

 

Todos esperamos pelo pós-pandemia e na recuperação de nossos municípios. Quais serão suas primeiras ações após assumir, para planejar a retomada de nossas atividades e da economia?

Esperamos que em 2021 possamos ter a vacinação em massa e o controle efetivo do Covid 19. Mesmo assim, será um ano marcado pela carência de recursos dos municípios para o cumprimento das suas obrigações básicas com os munícipes, face a dificuldade de conseguir recursos nas esferas estadual e federal. Diante desse cenário, as primeiras ações após assumir, serão dirigidas a implantação de um novo modelo de gestão, visando melhorar a eficiências e celeridade dos serviços prestados aos cidadãos; promover a racionalização e redução das despesas, em tudo o que for possível, para aumentar a capacidade de investimento do município, e fazer mais com menos.

 

A seguir, repassamos cinco temas importantes sobre o município. Gostaríamos de sua opinião e projetos para as áreas:

Valorização da cultura

A população de Nova Prata é constituída de descendentes dos imigrantes italianos, poloneses, alemães, árabes, portugueses, e africanos, que garante uma rica diversidade cultural. Além disso, recebe um contingente considerável de turistas, que podem ficar mais tempo no município, com projetos que incluam as manifestações culturais das nossas etnias.

 

Saúde

Nova Prata tem uma boa estrutura de saúde, onde se destacam o Hospital São João Batista e os Postos de Saúde Municipais, mas apresenta deficiências no atendimento dos pratenses. Entre os projetos do nosso plano de governo, ressaltamos os seguintes: apoiar a construção do novo Pronto Atendimento e a abertura da UTI do Hospital São João Batista; implantar o Portal da Saúde com Transparência; reduzir a fila de espera para a realização de consultas, exames e cirurgias; especializar Postos de Saúde para o atendimento da infância, adolescência e idosos.

Educação

 

Saneamento básico

Nova Prata tem dificuldades no abastecimento de água potável, problemas de enchentes na cidade, e não trata um só metro cúbico do esgoto. Nosso plano inclui projetos para coleta e tratamento de esgoto sanitário; manutenção da rede pluvial; expandir a canalização do Arroio das Polacas para evitar o esgoto a céu aberto; levar água potável às comunidades rurais.

 

Crescimento habitacional

É notável o crescimento habitacional de Nova Prata, por força do setor da construção civil, notadamente para o segmento mais privilegiado a sociedade. No entanto, a classe menos favorecida carece de habitações, prevendo o nosso plano levantar a demanda existente, elaborar projeto e buscar recurso nas esferas estadual e federal para atender a demanda.

 

Espaço para você deixar as suas considerações finais

Finalmente cabe referir que o desempenho de minha profissão, há mais de três décadas, inclusive assessorando gestores municipais, e participando ativamente de várias entidades em nossa comunidade, por longos anos, tive oportunidade de observar o positivo andar das gestões públicas e afastar ou evitar pontos negativos. Assim,  somados a colaboração de todos os servidores públicos, da equipe de trabalho, e focados na vontade e necessidade do aprimoramento, transparência, urgência nas resolução de problemas, nos mais diversos pontos da administração municipal, será implantada uma forma de condução mais proveitosa do recurso público e toda a máquina pública, visando o progresso,  porém observando e respeitando os princípios do direito administrativo, e os interesses da comunidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.