Entrevista com o candidato a prefeito de Nova Prata Vinício Reinelli

Desde o dia 21 de outubro, O Estafeta está publicando série de entrevistas com os candidatos a Prefeito dos municípios da

Desde o dia 21 de outubro, O Estafeta está publicando série de entrevistas com os candidatos a Prefeito dos municípios da região, seguindo critério de ordem alfabética dos candidatos, sendo dois por edição. A seguir, você confere a entrevista completa com o candidato Vinício Reinelli, do município de Nova Prata.
 

Vinício Reinelli e Rafael José Antônio Lenzi são naturais de Nova Prata, seus amigos, suas carreiras, suas famílias, seus sonhos e suas vidas foram forjadas em nosso município. Vinício é Advogado graduado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica do RS), pós-graduado pela Escola Superior do Ministério Público e cursou também o curso de especialização em Direitos e Garantias Individuais do Cidadão pela Escola Superior da Magistratura, já foi Secretário Municipal, Assessor Jurídico e atualmente é Vereador. Dr. Rafael é Médico graduado pela UFRGS, escritor e cientista, exercendo a medicina e promovendo saúde a quase meio século.

Defina política em uma palavra
Solucionar.

O que significa democracia para o senhor?
Democracia é o em que o povo exerce sua soberania através do voto; portanto, sem o voto fatalmente viveríamos em outro regime que não o do Estado Democrático de Direito; o instrumento de materialização da democracia; o voto, é tão importante que ele pode te aprisionar por 4 (quatro) anos ou ser muito libertador.

Porque você quer ser prefeito do seu município?
Aceitamos este grande desafio porque acreditamos que a administração municipal necessita de nova orientação, porquanto a continuidade administrativa que caracterizou as últimas décadas e ainda insiste em continuar, cronificou uma série de problemas que necessitam solução criativa e urgente. Nosso município precisa de rumos que atendam os interesses da coletividade e não apenas aos interesses de grupos políticos que pretendem se perpetuar no poder. A decisão de concorrermos aos cargos de Prefeito e Vice-prefeito é; acima de tudo, um ato de coragem e de amor ao nosso município.
No seu ponto de vista, qual é a principal prioridade do município e como atender essa demanda?
 

As principais prioridades são promoção de saúde pública de qualidade, prevenindo, educando e conscientizando as pessoas de que elas são as principais responsáveis pela sua própria saúde. Para tanto contamos com o Dr. Rafael Lenzi; um especialista em saúde, para implementação dessa inédita promoção da saúde pública. Além disso, nossas políticas precisam ser pensadas a médio e longo prazo, com a preocupação no atendimento das presentes e futuras gerações, rompendo-se com a mentalidade de pensar Nova Prata de quatro em quatro anos, somente com o objetivo eleitoral. Desejamos criar um grande parque municipal, um ambiente de promoção de saúde, cultura, entretenimento e integração social.

Muitas entidades precisam de auxílio do município para se manter. Como você pretende atuar nisso?

As entidades merecem todo nosso respeito e admiração. Não tem outro jeito de fazer política; as forças e os anseios da sociedade sempre terão representatividade no nosso governo.

Como o senhor irá montar a equipe de trabalho da sua gestão. Afinal, ela fará toda a diferença na execução dos seus projetos. Qual a sua opinião sobre cargos em comissão?

Os cargos em comissão possuem muita relevância na montagem de uma boa equipe de governo; no aspecto, o que deve ser combatido é o excesso de CCs, já que o número excessivo de cargos em comissão não serve à coletividade e sim ao grupo político que está no poder. Atualmente o Poder Executivo pode nomear mais de 100 CCs e nossa proposta é a redução de 50%. As Secretarias mais técnicas serão ocupadas por servidores de carreira, pois sabemos que há material muito qualificado no quadro de servidores. A saúde será comandada por profissional da área médica. As demais Secretarias serão preenchidas por pessoas notáveis de Nova Prata, para que possamos imprimir a nossa identidade no governo local.

Todos esperamos pelo pós-pandemia e na recuperação de nossos municípios. Quais serão suas primeiras ações após assumir, para planejar a retomada de nossas atividades e da economia?

Para que seja possível a retomada da economia basta que o poder público não atrapalhe a iniciativa privada, pretendemos dinamizar as aprovações de projetos da construção civil e criar condições favoráveis para que empreendedores invistam em nossa cidade. Além de desburocratizar e dinamizar, pretendemos ampliar o Berçário Industrial Prefeito Mário Minozzo, para permitir que novas empresas venham se instalar em nosso município de forma subsidiada através de concessões de terrenos industriais. É muito importante que se compreenda que o poder público não gera riqueza e por isso, o simples fato de não atrapalhar o empreendedor já representará um salto de qualidade na administração municipal.

A seguir repassamos seis temas importantes sobre o município. Gostaríamos de sua opinião e projetos para as áreas

Valorização da cultura

A criação do parque municipal possui uma grande interface com a promoção cultural, pretendemos criar um anfiteatro para apresentações multiculturais disponíveis a todas as entidades culturais locais. Os CTGs, os grupos de folclore e étnicos serão incentivados e contarão com um belo palco de integração social e promoção cultural.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde será ocupada por profissional da área médica. Iremos iniciar tratativas com outros municípios da nossa micro região para criação de um consórcio intermunicipal visando a instalação de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), uma vez que não existem recursos para que este programa seja implementado exclusivamente pelo município de Nova Prata. As grávidas, as crianças e os idosos serão as “joias da coroa”. Implementaremos uma inédita promoção da saúde com muita informação sobre prevenção.

Educação

Implementaremos a gestão democrática da educação com a promoção de eleições para Diretores e Vice-diretores das escolas públicas municipais pela comunidade escolar, do modo a criar uma simbiose entre pais e mestres para que discutam os melhores rumos para a educação dos seus filhos. Buscaremos a informatização e modernização do ensino. Valorizaremos os servidores participando financeiramente do aperfeiçoamento e atualização curricular dos mesmos. Criação de Parceria Público Privada com UCS, ACEASNOP e Nova Prata.

Saneamento Básico

Por força de contrato o abastecimento de água e o saneamento municipal são obrigações da CORSAN, restando ao Município o dever de fiscalizar a execução do contrato. É muito importante que reitere a necessidade premente de levar água potável às comunidades do interior uma vez que o fornecimento de água potável é um serviço de natureza essencial.

Crescimento Habitacional

O crescimento habitacional deve ser monitorado, fiscalizando-se e coibindo a criação de loteamentos irregulares. Ao mesmo tempo, precisamos de uma gestão pública profissional para que possamos atender as demandas sociais sem descontrole, mantendo a qualidade dos serviços públicos, procurando incluir pessoas que venham a residir em Nova Prata.

Considerações finais

Nós pretendemos aplicar todo o conhecimento do Dr. Rafael Lenzi na área da saúde para realmente entregarmos saúde de qualidade à população; ao mesmo em que, através de gestão pública inovadora, iremos governar Nova Prata para as presentes e futuras gerações. Chega de pensar Nova Prata a cada ano eleitoral. Chega do domínio de grupos políticos que visam apenas a perpetuação no poder. Nosso compromisso é com a coletividade e não com partidos. Acredite na mudança! Nova Prata pertence a você! Reflita, você tomará a decisão correta!