Entrevista com o candidato a prefeito de Veranópolis Waldemar de Carli

Desde o dia 21 de outubro, O Estafeta está publicando série de entrevistas com os candidatos a Prefeito dos municípios da região, seguindo critério de ordem alfabética dos candidatos, sendo dois por edição. A seguir, você confere a entrevista completa com o candidato Waldemar de Carli, do município de Veranópolis.

Sou Waldemar De Carli, candidato a Prefeito de Veranópolis pela 4ª vez. Sou médico Cardiologista e desde que completei a especialização aqui resido. Sempre me envolvi no dia a dia da nossa comunidade, seja na saúde, no esporte ou na política, buscando atuar como um instrumento para mudanças positivas na vida de todas as pessoas. Junto comigo está o candidato a Vice-Prefeito Thomas Schiemann, médico com especialização em cirurgia Oncológica, residente no município desde 1993. Thomas também já atuou como Secretário da Saúde e após 8 anos no Legislativo, está ao meu lado para continuar conduzindo Veranópolis no rumo certo.

Defina Política em uma palavra:

Desafiadora

O que significa democracia para o senhor?

Democracia por definição é um sistema de governo exercido com participação popular. Todos os cidadãos são elegíveis ou tem a oportunidade de designar seus representantes através do voto livre e soberano. Significa um regime legitimado pela soberania popular.

Por que você quer ser prefeito do seu município?

Ninguém nasce objetivando ser prefeito, é um processo construído ao longo de uma caminhada na sua comunidade. Algumas pessoas adquirem um caráter mais filantropo e sentem necessidade de ser mais participativos no cotidiano de sua cidade, sentem necessidade de ajudar, de contribuir para o desenvolvimento do município. Este espírito, este modo de pensar, talvez tenha sido o fator determinante para assumir o desejo de melhor contribuir com a nossa comunidade. O cargo resume o contexto desta aspiração. Tenho muito orgulho de ser Prefeito e vou buscar sempre fazer mais por Veranópolis.

No seu ponto de vista, qual é a principal prioridade de município e como atender essa demanda?

O município não tem uma prioridade única. Precisamos investir em saúde, educação, infraestrutura rural e urbana, turismo, assistência social e isso continuará sendo feito, para atender as demandas da nossa comunidade. Mas o foco no próximo mandato vai ser Desenvolvimento Econômico. Para isso, vamos realizar parcerias com a ACIV, Senai e Instituto Federal para fomentar o empreendedorismo, preparar nossas microempresas para buscar sua sustentabilidade e oportunizar mais qualificação profissional às pessoas, além de trabalhar para a conclusão do Distrito Industrial.

Muitas entidades precisam de auxílio do município para se manterem. Como você pretende atuar nisso?

A Prefeitura já atua na sustentação das entidades há muitos anos. Dispensa em torno de 3 milhões de reais por ano para manter a funcionalidade das mesmas. Pretendemos manter esta parceria, pois todas elas desempenham um papel importante para a comunidade veranense.

Como o senhor irá montar a equipe de trabalho da sua gestão? Afinal, ela fará toda a diferença na execução de seus projetos. Se você é candidato a reeleição, manterá as mesmas pessoas?

Nossa estruturação de secretarias já está montada. Os nomes serão escolhidos de acordo com seu desempenho e capacitação. Procuramos pessoas com perfil técnico, mas é óbvio, e não podemos negar isto, vamos ouvir os partidos que compõem nossa coligação. Os secretários e auxiliares são peças fundamentais para o sucesso de qualquer gestão. O bom trabalho realizado por todos eles nesta gestão, deve ser considerado e os credencia para terem continuidade. Mas não vamos antecipar nomes.

Todos esperamos pelo pós-pandemia e na recuperação de nossos municípios. Quais serão suas primeiras ações após assumir, para planejar a retomada de nossas atividades e da economia?

A preocupação é normalizar os serviços de saúde desestabilizados pela pandemia e reiniciar as atividades educacionais na sua plenitude. A recuperação econômica já está em vigor no setor industrial, mas ainda temos que buscar incentivos e soluções para o comércio e serviços que foram os mais afetados pela crise. Estamos realizando reuniões com a ACIV – Associação Comercial, Cultural e Industrial de Veranópolis, para implementar as medidas adequadas à situação presente.

Como você avalia a obtenção de empréstimos/financiamentos por parte do Poder Público?

Totalmente favorável desde que bem avaliada a relação custo/benefício. Aproveito para tomar como exemplo a pavimentação asfáltica até a Pompéia, onde metade desta obra foi realizada com empréstimo já pago. Hoje o custo desta obra aumentou em torno de 50%, e se não tivéssemos feito com empréstimo, não teríamos condições de concluí-la e essa pavimentação já traz benefícios para a comunidade há anos. Interessante que a maioria das grandes empresas fazem suas expansões com empréstimos. Por que não o serviço público?

Sobre a situação da folha de pagamento do seu município, sabes a atual situação? E o Fundo de Aposentadoria como ele se encontra hoje?

Nossa situação financeira está estável, não confortável, porque nas prefeituras isto não existe, devido às suas altas demandas. Apesar da crise, temos perspectiva de superávit este ano. O fundo da aposentadoria tem um passivo longo, mas fizemos a sua recuperação iniciada em 2005, no primeiro ano do meu primeiro mandato como Prefeito. Nesta mesma ocasião recebemos o caixa com 4 milhões de reais, hoje ele está com mais de 100 milhões. Ainda temos um longo caminho pela frente.

 

 

Qual sua opinião sobre ser candidato único em Veranópolis?

Penso ser fruto do bom trabalho realizado e do seu reconhecimento pela comunidade. Não estamos deslumbrados. Estou ciente que muito temos que melhorar, mas firmamos convicção que estamos no caminho certo. A cidade cresceu muito nestes anos, se desenvolveu como nunca, em todos os setores. Vamos continuar trabalhando, esta é a única promessa que fazemos.

Espaço para você deixar as suas considerações finais.

Tenho conhecimento das demandas da nossa comunidade, com uma equipe qualificada vamos continuar desenvolvendo um trabalho com gestão e planejamento. Priorizando investimentos que melhorem a qualidade de vida das pessoas de todas as idades e construam uma Veranópolis ainda mais sustentável e melhor para viver.

Tenho certeza que com organização e paciência as principais reivindicações serão atendidas.

Vamos em frente, vem com a gente! No dia 15 de novembro, VOTE 15!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.