Nova Prata realiza recadastramento imobiliário

O Município de Nova Prata está realizando o recadastramento imobiliário no perímetro urbano da cidade desde meados de 2021. Informações levantadas dão conta de que atualização semelhante não ocorria desde 1998.
A empresa Metrocil, contratada através de processo licitatório para este trabalho, realizou, na quarta-feira, 23, um treinamento com as equipes do setor tributário da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico, em conjunto com técnicos da Secretaria de Urbanismo, Ambiente e Mobilidade Urbana, com o objetivo de demonstrar e capacitar para utilização do sistema que gerenciará todos os dados cadastrados durante este processo.
Esta atividade de recadastramento contempla o mapeamento de toda área, com inclusão de imagem aérea e imagens 3D de todas as ruas do perímetro urbano, atualização dos dados que compõem o cadastro imobiliário adequando-os à realidade encontrada, realização de novos cadastros que não constavam na planta do município e fornecimento de sistema que facilite a fiscalização ao município para tornar cada vez mais transparente e justo ao contribuinte o fator de geração de seu tributo.
Assim que este trabalho for concluído, o que está previsto para dezembro deste ano, o sistema também oferecerá serviços de consulta para a população como por exemplo: verificar se determinado terreno é apto para implantação de determinada atividade econômica, conforme Plano Diretor existente. Outros serviços que busquem melhorar a comunicação entre Município e cidadãos também poderão futuramente serem implementados através deste sistema.
– Este trabalho busca atualizar dados que estavam há muito tempo defasados, tais como áreas construídas ou lotes situados no perímetro urbano que não estavam sendo tributadas ou tributadas em desacordo com a realidade. Este trabalho busca aprimorar as receitas do município e, sobretudo, gerar justiça tributária, onde todos os cidadãos contribuam com equidade dentro das condições legalmente estabelecidas para sua condição social – explica o secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Anderson Bolzan.
Fotos: Vilson Paludo/AC
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.