Saúde pública de Nova Prata teve mais de 156 mil atendimentos em 30 meses

Dia 08 de julho inaugura novas instalações do ESF Rio Branco

A secretária municipal da Saúde, Geni Prescendo Tonin, contabiliza os atendimentos na área ao mesmo tempo que anuncia as novas instalações da Estratégia Saúde da Família (ESF) no bairro Rio Branco.

Em 30 meses da atual gestão municipal, foram realizados 42.900 atendimentos odontológicos e 113.200 médicos na Unidade Básica da Saúde (UBS) do centro e nas ESF dos bairros Santa Cruz, São Pelegrino, São Cristóvão, São João Bosco e Rio Branco. Não estão contabilizados os atendimentos no pronto atendimento (PA) 24 horas do Hospital São João Batista que é subsidiado pelo Município.

Geni lembra que a Secretaria também adquire serviços de várias outras especialidades:  traumatologia, psiquiatria, ginecologia, obstetrícia, neurologia, cardiologia, vascular, urologia, fisioterapia, oftalmologia, fonoaudiologia e gastroenterologista, além de vários outros serviços como encaminhamento e transporte de pacientes a centros de referência em saúde.

Na UBS central também há atendimento de psiquiatra (12h) e pediatra (22h) e toda a estrutura para atendimento da saúde mental.

 

ESF do Rio Branco em novo espaço

Inaugura no dia 08 de julho, às 17h, o novo espaço para a Estratégia Saúde da Família do bairro Rio Branco, na rua Alexandre de Nardi esquina com a Buarque de Macedo. São 12 salas e quatro banheiros em uma área de 151 metros quadrados para melhor atender a população que busca o serviço público de saúde.

A estrutura de pessoal conta com serviços de médico, dentista, de enfermeira padrão, técnicos em enfermagem, agentes de saúde e auxiliar bucal.

Geni também referiu que o ESF do bairro Clivatti está com a estrutura física pronta e que o projeto foi enviado à Coordenação de Saúde do Estado que após a análise técnica o envia ao Ministério da Saúde, a quem compete a liberação da verba.

– Com a liberação do projeto e da verba federal, o Município contrata a equipe e colocará mais uma unidade de atendimento à disposição da comunidade – salienta a secretária da Saúde.