Vila Flores se destaca na geração de emprego

Vila Flores encerrou 2018 entre as 10 cidades do nordeste gaúcho que mais geraram vagas de emprego, segundo dados do

Vila Flores encerrou 2018 entre as 10 cidades do nordeste gaúcho que mais geraram vagas de emprego, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. O saldo foi de 105 vagas criadas.

As informações foram divulgadas na edição de sexta-feira, dia 25 de janeiro, do jornal Pioneiro. Das 65 cidades serranas, 37 fecharam o ano com mais contratações do que demissões. A matéria, assinada pela jornalista Babiana Mugnol, ressalta ainda que, na soma de todos os municípios, a região abriu mais de 6,7 mil novos postos de trabalho formais no ano passado.

A jornalista Silvana Toazza, na coluna Caixa-Forte da mesma edição do periódico, explica o porquê deste crescimento de oportunidades na região. De acordo com a jornalista, como a Serra abriga uma indústria forte das áreas automotiva, metalmecânica e moveleira, acaba sendo bastante impactada quando o mercado cessa investimentos em infraestrutura, modernização de empresas e quando há retração de financiamentos. “Com a confiança sendo restabelecida, a roda volta a girar. As contratações também são retomadas em grandes companhias que operam com produtos de alto valor agregado. É um caminho rumo à volta do que já tínhamos em termos de força de trabalho”, explicou na publicação.

O Brasil terminou 2018 com saldo positivo de 529,5 mil novos empregos formais, conforme o Caged. Foi o melhor resultado desde 2013 e o primeiro saldo positivo desde 2014, quando houve geração de 420,6 mil empregos formais.