A Câmara de Vereadores, a política e as eleições

Atualmente, cada vez mais é importante participar das decisões políticas e administrativas do nosso município. A partir dessa afirmação, no dia 13 de outubro de 2022, os alunos participantes do Projeto Foquinhas da EMEF Felipe dos Santos, Maria Clara Gasparetto, Kamille Pillar, Stefany Procoscovisk, Gustavo do Amaral e Fabio, entrevistaram os vereadores Cristiano Dal Pai e Maria de Lourdes Gregol. O bate-papo, que foi muito especial, ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e os alunos foram testemunhas da entrega de um projeto de lei que estará em votação nas próximas semanas envolvendo a redução do lixo e manuseio de sacolas plásticas.

Confira as fotos desse momento especial e acompanhe as perguntas e respostas. Não perca a charge produzida pela aluna Thânia, mostrando os riscos da utilização de sacolas plásticas e os danos ambientais.

 

FOQUINHA: Qual a função de um vereador na sociedade?
CRISTIANO: O vereador é um cargo eletivo. O que é um cargo eletivo? É aquele que participa da votação, pois o vereador coloca o nome à disposição da comunidade e os mais votados entram como vereadores. Nós somos em 9 vereadores aqui na câmara e a principal função do vereador é ser o elo entre o executivo e a comunidade que o vereador analisa as leis e o
executivo executa. A nossa função é ser esse elo e a segunda principal função é a fiscalização dos dinheiros e recursos investidos dentro do município, se eles são bem encaminhados e bem investidos e se tem algum problema ou não.

FOQUINHA: Qual a importância das eleições?
CRISTIANO e MARIA: Como a gente vive em um país democrático, vivemos em democracia. A eleição é o ponto máximo da democracia, é o direito que o cidadão tem de escolher quem vai governar por 4 anos e quem vai legislar por 4 anos. Então, se a gente não vivesse numa democracia, nós viveríamos em uma anarquia que também é um sistema de governo só que
anarquia é uma confusão generalizada e a democracia, pelas eleições, regra a convivência dentro do território, no nosso caso o território brasileiro. É importante a gente conhecer, ouvir, participar e interagir com os candidatos né e conhece-los para possamos votar certo e ter os nossos representantes maiores, não só no nível de município e de estado, mas de país para que façam o melhor para população também.

FOQUINHA: O que levou você a participar do cargo?
MARIA: Vieram me procurar achando que eu tinha condições de ser vereadora, pensei muito sobre isso, pois, em primeiro lugar, você tem que enfrentar uma população né. Você tem que enfrentar o povo, justificar e tem que dizer o que você vai fazer por esse povo, então foi um desafio muito grande. Foi um pouco de curiosidade também né e realmente eu tinha condição de chegar aqui e consegui estar aqui isso me deixou muito feliz porque tinha esse interesse em ganhar, mas que fosse vontade de Deus, se eu tinha que estar aqui, trabalhar pelo meu
povo, por Veranópolis. Aqui estou, aprendendo muito e fui muito bem acolhida pelos meus colegas. É um trabalho muito bom e a gente aprende muito porque eu sou professora mas eu estou aprendendo muito e fui acolhida, primeiramente, pelo Cristiano que era o presidente da câmara né e ele que me orientou para muita coisa que hoje eu estou ainda engatinhando e aprendendo, mas enquanto a gente consegue, aqui dentro, fazer a diferença para quem está lá fora.

FOQUINHA: Qual é a importância do voto?
CRISTIANO: É muito importante. Mesmo que vocês não sejam da mesma linha de
pensamento, a importância do voto é para exercer o direito de democracia, não é uma obrigação, mas um dever do cidadão brasileiro. Temos que votar no que a gente
considera o melhor e o que nos se espelha, esse é o intuito da votação e o direito da democracia, que é o ponto máximo.

FOQUINHA: Vocês estão com algum projeto voltado para o jovem?
CRISTIANO: Nós estamos constantemente pensando na juventude. Aqui, na Câmara de Vereadores, as nossas ações estão bastante voltadas para o público jovem por intermédio de sugestões, indicações, proposições e até projeto de lei.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.