Redes sociais, crimes da internet e a investigação policial

No dia 13 de outubro de 2022, os alunos Maria Clara Gasparetto, Kamille Pilar, Gustavo do Amaral, Stefany Procosvisk e Fabio, realizaram entrevista com o delegado Tiago Baldin. A conversa ocorreu na Delegacia de Veranópolis e tratou de diversos assuntos envolvendo as redes sociais, como os crimes cibernéticos e as atuais linhas de investigação policial acerca desses crimes.

Confira, na íntegra, os melhores momentos desse bate-papo.

 

FOQUINHAS: Como o uso da tecnologia ajuda vocês a realizarem seus trabalhos?

DELEGADO: Hoje a investigação policial é muito segmentada em cima da tecnologia, principalmente na questão de eletrônicos, onde extraímos os dados de aparelhos, principalmente usados por delinquentes, mas também o cruzamento de dados financeiros e quando a gente pede uma movimentação bancaria pros bancos. Nós temos softwares que analisam essas transações financeiras e nos ajudam muitos nas investigações criminais.

 

FOQUINHA: O que você acha do uso da tecnologia avançada hoje em dia?

DELEGADO: Uma ótima ferramenta desde que utilizada para o bem, assim como a tecnologia utilizada para estudos e para trabalhos também é usada para criminalidade. Se bem utilizada, é muito bem vista pela Polícia Civil.

 

FOQUINHA: Vocês já receberam alguma denúncia sobre cyberbullying ou crime nas redes sociais?

DELEGADO: Sim, já recebemos e já processamos e, assim como o bullying feito pela internet, nós também investigamos usando a internet, então fica mais fácil de detectar o autor do cyberbullying, ainda que  ele tem um perfil fake, nós temos como descobrir se ele é fake e chegar no IP da máquina.

 

FOQUINHA: O que acontece com quem pratica crimes nas redes sociais?

DELEGADO: Na realidade, os crimes praticados pela internet são apenas modalidades dos crimes que já existem, pode ser um furto qualificado em uma fraude eletrônica, pode ser o próprio cyberbullying, que são crimes contra a honra, quando tu fala alguma coisa negativa em relação a pessoa ou que ela cometeu algum crime. Então, na realidade, a internet é apenas um meio pelo qual os mesmos crimes já existentes são praticados.

 

FOQUINHA: Quais são as dicas de segurança nas redes sociais?

DELEGADO: A principal dica que eu dou é não manter os perfis abertos, mantê-los restritos apenas para conhecidos e aceitar amizades e relacionamentos de pessoas que realmente conheçam porque, principalmente, a questão de abuso sexual, em redes sociais, se dão quando meninas e meninos  aceitam pessoas  que estão utilizando perfis fake para obterem principalmente imagens. Então, o mais importante de tudo no uso das redes sociais, é muito exclusivamente vocês terem permissão de acesso em sua página, ao seu perfil de pessoas que definitivamente vocês conheçam.

 

FOQUINHA: O que fazer em caso de crimes nas redes sociais?

DELEGADO: Nós temos o caminho que é a confecção do Boletim de Ocorrência, que pode ser também pela delegacia on-line da Polícia Civil e que é possível fazer o registro de ocorrência lá e vai ser processado também no meu computador, é a mesma forma que fosse uma ocorrência presencial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.