Especialista fala sobre tendências para lojas; veja o exemplo de Veranópolis

Inovação e tendências para o futuro estiveram em destaque na Gramado Summit, entre os dias 10 e 12 de abril, em Gramado. Cerca de 15 mil pessoas passaram pelo local do evento e foram agraciados com uma série de palestras estimulantes, painéis informativos e discussões envolventes, consolidando sua reputação como um dos principais encontros de inovação, empreendedorismo, tecnologia e startups do país. Com a presença de palestrantes renomados do mercado, o evento foi marcado por insights profundos e perspectivas inspiradoras.

Uma das palestrantes do palco Push foi a empreendedora Vera Zafarri, que abordou a necessidade de do comércio se adaptar aos novos tempos. Em entrevista ao O Estafeta, ela enfatizou a necessidade de adaptação do comércio aos novos tempos, especialmente durante e após a pandemia, quando o varejo teve que se tornar digital. Agora, com o retorno gradual das pessoas aos espaços físicos, o desafio é integrar vendas online e experiência de compra física.

Além disso, a criação de comunidades e a oferta de experiências conjuntas estão se tornando essenciais para o varejo, tanto para pequenos quanto grandes empresários. Até mesmo shoppings estão mudando seus cenários. Segundo estudos apresentados, antes da pandemia 50% dos espaços eram utilizados por lojas de confecções. Hoje, são cerca de 30%. Os demais espaços estão sendo ocupados por serviços, entretenimento e gastronomia. Na mesma linha, outros empreendimentos também passam a oferecer outros serviços, como as barbearias que tem espaços de bar e jogos. Nas casas de gastronomia, além da comida, são oferecidos serviços com música, entretenimento, entre outros.

 

Efeitto ditou moda (e café)

Nesse modelo pesquisado por profissionais, em Veranópolis, a Efeitto Moda Café foi uma das pioneiras. O espaço conta com loja de roupa e uma cafeteria integradas. O empreendimento existe há oito anos na cidade e está à frente das tendências apresentadas recentemente na Gramado Summit.

O empreendimento é administrado pela proprietária Elisabete Turani, mais conhecida como Bete. De acordo com ela, a ideia do empreendimento surgiu para unir diversas paixões. Duramente criticada no início, agora a empreendedora é referência.  “Eu ouvi muito que eu era louca de misturar café com loja e que meu negócio não daria certo, mas aqui estamos, prestes a completar oito anos”, finaliza. E mais, agora, sendo referência para modelos de estudos internacionais.

A Gramado Summit 2025 está confirmada para acontecer de 04 a 06 de junho. Em setembro de 2024, também será realizada pela primeira vez uma edição da Gramado Summit no Uruguai. O evento ocorre nos dias 26 e 27 de setembro, em Punta Del Este.

Confira a matéria na íntegra em nossa edição impressa do dia 18 de abril.

Assista:

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.