Hora de escolher nossos representantes

Neste domingo, dia 2, acontece o primeiro turno das Eleições Gerais 2022, estão em disputa 5 cargos: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República. A votação ocorre das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília.

O voto, ou sufrágio, como é também conhecido, é um dos principais instrumentos utilizados para eleições de representantes políticos ou para tomar decisões políticas, em espaços em que há consulta popular para isso. Desde a Constituição de 1988 que o sufrágio universal foi instituído para a escolha dos representantes do povo. Sufrágio universal significa que todo o cidadão dentro das normas legais tem direito ao voto. Tal configuração de participação política foi uma vitória no sentido de ampliação dos critérios da democracia representativa no país, já que todos os cidadãos com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou analfabetos, têm direito a escolher seu representante através do voto.

A importância das eleições e do voto

De acordo com o Juiz Antônio Augusto Tenório De Moura Filho, responsável pela 88ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, o período eleitoral, é um período em que o cidadão brasileiro consegue vivenciar de forma clara o que é a democracia. “é característico da nossa democracia, que ela seja exercida por representantes. Você tem lá seu Deputado Federal ou Estadual, em quem você votou e ele decide em seu nome e nas eleições, o cidadão decide, por conta própria, como deverá seguir o rumo da nação”, explica.

Além disso, o juiz enfatiza que as eleições são um momento importante de atuação dos cidadãos, de maneira mais direta na democracia da nação. “Eu trabalho com eleições desde 2005 e acho um momento espetacular, porque é um movimento feito dos cidadãos para os cidadãos. A eleição é feita, em sua maioria, por parte do povo, pelos mesários que vão lá viabilizar as eleições e quem não está trabalhando, está votando e escolhendo quem vai falar por eles nos próximos 4 anos. Por isso, para a democracia brasileira, a eleição é de suma importância”, descreve.

Segundo o juiz, é importante votar mesmo quando não há obrigatoriedade, por exemplo, para jovens entre 16 e 18 anos e idosos acima de 70. “É importante que cada um possa participar na decisão do rumo do nosso país. Eu acredito que ninguém gosta que decidam sobre sua vida, então acredito que é extremamente importante aproveitar essa oportunidade. Eu vejo como oportunidade de ouro poder escolher seus representantes”, detalha.

Conforme o juiz, na 88ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Veranópolis, Vila Flores, Fagundes Varela e Cotiporã, houve apenas uma denúncia de irregularidade até o momento, a qual foi solucionada assim que notificada. “Não há nada de excepcional ocorrendo, o que é ótimo, pois isso demonstra que o debate de ideias, está sendo feito de forma pacífica”, relata.

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.