Anvisa aprova vacina que previne bronquiolite em bebês

Vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite, e deve ser aplica em gestantes para proteção do recém nascido

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o registro de vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite em bebês. A vacina Abrysvo, da farmacêutica Pfizer, deve ser aplicada em gestantes no segundo ou terceiro semestre gestacional para proteção do recém nascido. A administração é intramuscular e em dose única.

A nova vacina também foi autorizada para aplicação em pessoas com 60 anos ou mais, também considerada de risco para a doença. Para o público idoso, já está aprovado o imunizante Arexvy, da empresa GlaxoSmith Kline.

“Como todo medicamento, foram observados alguns efeitos colaterais na administração do imunizante, sendo os mais comuns: dor no local da vacinação, dor de cabeça e dor muscular”, afirma a Anvisa. “Ainda assim, a totalidade das evidências apresentadas à Anvisa foi capaz de demonstrar que os benefícios da vacina são superiores aos seus riscos.”

Os  prematuros são altamente suscetíveis ao VSR, em função da imaturidade de seu sistema imunológico e dos baixos níveis de anticorpos maternos. Famílias devem ser orientadas a evitar o contato de bebês com crianças e adultos resfriados, fugir de aglomerações, higienizar as mãos, principalmente antes de tocar os bebês. O aleitamento materno reduz a susceptibilidade ao VSR.

Principal causa de bronquiolite, o VSR está associado a pneumonia e infecções potencialmente graves em bebês, crianças pequenas e idosos. Em crianças maiores e adultos jovens, costuma provocar apenas resfriados. A resposta imunitária ao VSR não protege contra reinfecção, mas reduz a gravidade da doença.

Fonte: Ascom Cofen, com informações da Anvisa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.