“Operação Carga Pesada” é deflagrada pela Polícia Civil e Brigada Militar

Nesta tarde foi realizada a prisão do líder desse grupo e cumprido mais um mandado de prisão preventiva em face do motorista preso no PR.
Nesta segunda-feira (11), a Polícia Civil, através da DRACO Passo Fundo, coordenada pelo Delegado Diogo Ferreira, em conjunto com a Brigada Militar, através do 3º RPMon desencadearam a 2ª fase da OPERAÇÃO CARGA PESADA, cumprindo dois mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão em Passo Fundo e Tapera.
A investigação teve início há 30 dias quando um dos investigados descarregou uma carga de grãos na região. Após descarregar, funcionários do local localizaram um tijolo de maconha pesando 700 gramas. Diante disso, a Polícia foi informada.
A partir deste fato, começou a investigação criminal, com a troca de informações entre Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal. Diversas diligências foram realizadas, identificando-se os dois caminhões utilizados pelo grupo criminoso sediado em Passo Fundo, mas que fazia transporte de drogas para todo Sul do país.
No dia 26/06/2022, ao identificar que um dos caminhões foi em direção a capital do PR, através da PRF/RS foi informada a PRF/PR sobre possível carga de drogas junto com uma carga de milho. Por volta das 13h50min foi abordado na cidade de Campo Largo, próximo a Curitiba-PR, o caminhão. Durante a fiscalização foi encontrado na carga de grãos, ao retirar a lona, fardos de Maconha, ainda localizados caixas fechadas com a droga dentro da cabine do caminhão. No total foram apreendidos 41 fardos/caixas, pesando aprox. 1,1 ton de maconha.
A investigação prosseguiu, com o monitoramento do “dono” dos caminhões e do outro motorista. O caminhão na última semana foi em direção ao MS novamente, e quando retornou, no dia 02/07/22, houve monitoramento do alvo, e quando estava chegando próximo a Passo Fundo foi abordado por policiais da PC, BM e PRF e no interior da carga de milho foi encontrado 79 fardos de maconha, pesando 1,4 ton.
Os dois motoristas estão presos preventivamente. Nesta tarde foi realizada a prisão do líder desse grupo e cumprido mais um mandado de prisão preventiva em face do motorista preso no PR.
Segundo apurou a investigação, o grupo realizava em média 6 viagens por mês transportando geralmente MACONHA. As entregas eram realizadas em Curitiba, Florianópolis, Chapecó, Passo Fundo e Porto Alegre. Este grupo era um dos principais responsáveis pelo transporte de maconha do MS para o sul do país.
A investigação e apreensão de quase 2,5 toneladas em duas ações policiais somente foi possível pela dedicação dos policiais e, sobretudo pela integração e inteligência das forças policiais de Passo Fundo (PC, BM e PRF). As apreensões de drogas, caminhões utilizados para o transporte além de veículos dos investigados é um duro ataque ao crime organizado.
Nas buscas ainda foram apreendidos: 5 veículos, R$ 11.000,00 em espécie.
As drogas apreendidas, aprox, 2,5 toneladas, poderia gerar ao crime organizado mais de 12 milhões de reais. Ainda, com os veículos apreendidos, soma-se o prejuízo de 400 mil reais.
Cumpre referir à agilidade e comprometimento do Ministério Público e Poder Judiciário na analise das medidas cautelares vinculadas a investigação, fundamentais ao êxito da operação, bem como a integração e inteligência entre as forças policiais (PC, BM e PRF) de Passo Fundo que resultou em grande operação e retirada de quase 2,5 toneladas de maconha do crime organizado.
Fonte Rádio Uirapuru
Foto PC divulgacão
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.