NeuroSentir: Férias, crianças e a aprendizagem: A importância do brincar para o desenvolvimento infantil

A chegada de mais um ano letivo é motivo de dúvidas e incertezas para muitas famílias. Afinal, todo novo ano, as crianças precisam adaptar-se à nova sala de aula, aos professores, aos colegas e a todas as mudanças que vem junto com os objetivos da turma.

E por que é tão importante falarmos desse retorno? Ou melhor, falar da preparação, ainda nas férias, para as mudanças escolares?

A questão mais abordada é que, sim, devemos prepará-los para a volta, tornando esse momento mais leve e alegre. Primeiramente devemos observar as nossas crianças. É essencial vigiar seus medos e inseguranças a fim de tornar mais tranquilo o processo.

Mas preparar a criança vai muito além de conversar, comprar os materiais preferidos, encorajar etc. Por trás das férias, existe uma criança em total desenvolvimento que acaba diminuindo seus estímulos motores e cognitivos nesse período. E é sobre isso que viemos falar.

O desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e psicomotor das crianças precisa ser estimulado de forma integrada. Essas capacidades são inatas a nós, seres humanos, mas precisam ser lapidadas a todo o momento. O desenvolvimento infantil é a fase inicial desse processo de lapidação, sendo umas das mais importantes, a base para todas as futuras competências.

E trazer isso para as férias das crianças é muito mais fácil do que imaginamos. Elas evoluem e aprendem brincando. O trabalho dos pais será inserir, nessas brincadeiras, regras que desenvolvam a motricidade, principalmente a fina, o raciocínio, a atenção, a memória, os estímulos sensoriais e várias outras habilidades presentes nos momentos de diversão.

Muitos pais ainda questionam o porquê de estimular tanto as crianças. Temos uma explicação científica para isso. Na infância, uma grande quantidade de sinapses é feita em nosso cérebro a partir de estímulos sensoriais que recebemos. Essas conexões, chamadas sinapses, permitem a comunicação entre os neurônios. Para a criança, qualquer estímulo – paladar, visão, fala, tato, audição etc. – leva à comunicação entre os neurônios, desenvolvendo e favorecendo a aprendizagem.

Como falamos anteriormente, a coordenação motora é uma das primeiras e principais habilidades desenvolvidas pelas crianças. Desde bebê, pegam objetos, rastejam, pulam, dançam, ou seja, estão continuamente se desenvolvendo. Logo depois, nos primeiros anos, os movimentos começam a ficar mais precisos, integrando cérebro, músculos e articulações. Assim, as crianças começam segurar o talher, brincar com peças de encaixe, pintar, explorar massinhas de modelar etc. Essas atividades fazem com que os músculos localizados principalmente nos dedos dos pés e mãos comecem a ser usados de forma delicada e específica.

Quando a criança é estimulada, principalmente nesse período de férias, ela aprende a controlar melhor as ações do corpo, refletindo na realização efetiva de tarefas escolares que necessitam de uma precisão na motricidade fina (esta torna os movimentos mais fáceis de serem adquiridos), tais como a pega correta do lápis, o recorte, a escrita mais satisfatória, o uso de brinquedos que necessitam da manipulação para transportá-los, atirá-los, encaixá-los. Essa motricidade também é essencial para desempenhar tarefas de vida diária, como vestir-se, comer, escovar os dentes. Sem essas competências, o impacto na aprendizagem escolar, tarefas do dia a dia e até mesmo na autoestima da criança poderá ser potencialmente relevante.

Vale ressaltar que, se a criança apresenta dificuldades significativas na motricidade fina, só uma avaliação feita por profissionais habilitados poderá apontar e tratar as áreas em defasagem, as quais deverão ser intensivamente tratadas para não perder tempo em seu desenvolvimento, propondo atividades específicas para cada problema apresentado a fim de compensar as competências menos desenvolvidas.

No começo, toda essa preparação pode parecer um desafio aos pais, no entanto, com poucos recursos, brinquedos e materiais, é possível tornar esses dias leves e estimulantes, fazendo com que toda a família se envolva no processo de aprendizagem das crianças juntamente com a escola.

Sugerimos, então, que escolham bons brinquedos, usem os mais simples materiais, leiam para seu filho, escutem seu filho ler, brinquem juntos, façam muita sujeira com tinta, espuma, massinha. Tirem e coloquem os palitos de dente da caixinha, montem, joguem.  Ensinem sua criança a ser independente, lembrando-a de que vocês estão ali para ajudar. Divirtam-se!

 

Bom retorno e um 2023 recheado de conquistas.

Equipe NeuroSentir – Centro de Atendimento Multidisciplinar.

Av. OSVALDO ARANHA, 1395, SALA 212, VERANÓPOLIS

Cel: (54) 9 9658-2610

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