Veranópolis Inspira: Hermes Biasin, um homem comprometido

Hermes Bisisn nasceu na Linha Tiradentes, Monte Claro no dia 04 de janeiro de 1938. Casou-se com Nelcy Tomasetto Biasin e tiveram três filhos e cinco netos. 
Hermes saiu de casa aos 11 anos e iniciou os estudos no Ginásio Divino Mestre, onde permaneceu do 1º ano do internato até o final da 1ª série do antigo Ginásio. Precisou interromper os estudos por questões financeiras e não retornou mais à sala de aula.
O primeiro emprego foi no Restaurante e Pensão Virgineo Orso, pela parte da manhã, onde trabalhava no bar. Na parte da tarde, dedicava-se ao trabalho na Fábrica de Bebidas Guzzo. Após, passou a trabalhar na Prefeitura Municipal, na época em que estava na administração do município o prefeito Saul Irineu Farina. 
Como no período Hermes morava num quarto no edifício Dom Vital, nas horas extras trabalhava na Rádio Veranense, ainda em caráter experimental, a qual estava instalada no mesmo local, e tinha no comando o Padre Cosme. Ali também já funcionava o restaurante de propriedade de Balsamino Cenci, que atendia muitos trabalhadores. 
Já trabalhando na Prefeitura como “contínuo”, por sugestão do Prefeito foi a Porto Alegre onde fez estágio para Fiscal da Carne, passando 30 dias na Vila Sarandi. Ao retornar, assumiu o cargo no Posto de Saúde de Veranópolis, além da função de atendente, assumiu também como Fiscal da Carne e Fiscal Sanitário, pois já havia no currículo um curso anterior.
A Sociedade Alfredocha-vense, na Presidência de Edmundo Tedesco, convidou Hermes para ser membro do Conselho, onde permanece até hoje. Nesta época, a convite do Comendador Elias Ruas Amantino, foi traba-lhar na Fábrica de Armas Boi-to, onde ficou durante quatro anos. Além disso, por longo tempo foi massagista do Clube Atlético Veranense; ele também fez parte do conselho do Veranópolis Esporte Clube. 
O Centro de Tradições Gaúchas, iniciou as atividades no dia 19 de setembro de 1957, e através do convite do Patrão Comendador Elias Ruas Amantino, Hermes assumiu o cargo de “Agregado das Danças”, que era a única atividade na época. Participavam do CTG em torno 40 pessoas, e como não havia espaço específico, todas as atividades ocorriam nas dependências da SOAL.
Entre os anos de 1985 e 1986, Hermes esteve no comando do CTG e, com o trabalho e dedicação de muitos apoiadores e ex-Patrões, no dia 12 de abril de 1986 foi possível comemorar a inauguração do Galpão Crioulo.Após ter conquistado um espaço próprio, o CTG abriu as portas para muitos eventos e conquistas, iniciando pelo Congresso, que foi realizado no ano de 1988.
Na política, Hermes se destacou nas eleições como suplente de vereador, e as-sumindo cargo na Câmara de Vereadores.
No ano de 2018, Hermes teve o reconhecimento da sua bela trajetória voltada à comunidade na homenagem recebida pela Sociedade Alfredochavense, que reuniu autoridades e convidados.
Hermes é cobrador do Caça e Pesca desde a fun-dação do Clube. Não há quem não conheça Hermes, que diariamente percorre as ruas da cidade carregando sua maleta com seu material de trabalho. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.