Quais os benefícios trazidos pelo esporte às nossas emoções e ao nosso cérebro?

A prática de esportes proporciona saúde para o corpo, promovendo o fortalecimento dos músculos, aumento da capacidade cardiovascular e pulmonar,

A prática de esportes proporciona saúde para o corpo, promovendo o fortalecimento dos músculos, aumento da capacidade cardiovascular e pulmonar, fuga do sedentarismo e melhoria do bem-estar. Isto muita gente já sabe. Mas o que nós, psicólogos, temos estudado e comprovado pela experiência é que a prática de esportes pode e muito colaborar e diminuir os riscos de transtornos como depressão, estresse e ansiedade.

Quem pratica esportes regularmente percebe a sensação de conforto que os exercícios físicos proporcionam na medida em que garantem maior energia, sono mais tranquilo e melhora na memória. Muitos comentam que se sentem mais positivos, o que nos leva a crer que a prática esportiva pode sim ser considerada um excelente antídoto contra problemas de saúde mental.

Desde a infância e adolescência, o esporte deve fazer parte da vida das pessoas, o envolvimento em atividades esportivas nestas faixas etárias promove a diminuição de sintomas de depressão e estresse.

Algumas estatísticas dão conta de que as participações nas atividades esportivas, como por exemplo, o motocross e o futebol, estão entre os esportes que mais exigem do psicológico. Cada um desses apresenta seus próprios desafios para a mente, espírito e corpo, assim protegendo e fortalecendo a saúde mental em uma mistura de adrenalina e uma sensação única de liberdade, emoções essas relatadas por dois pilotos veranenses de velocross.

Para o tratamento da depressão leve e moderada, é indicado o exercício físico no esporte, pois seus efeitos antidepressivos foram encontrados com maior frequência. O interesse é que a eficácia do exercício se iguala à ministração de medicamentos antidepressivos, porém livre dos efeitos colaterais. A terapia farmacológica ainda é tida como bastante eficaz e por isso continua sendo usada para o tratamento de todas as doenças mentais. Mas para evitar os possíveis efeitos adversos da medicação, a prática de esportes começa a ser vista como um importante tratamento na promoção da saúde mental.

Além de melhorar o condicionamento físico, a prática de esportes também melhora a capacidade cognitiva, melhora o humor, aumenta a concentração, reduz o estresse, auxilia no combate à depressão, diminui a ansiedade, mantém o peso saudável, melhora a autoestima, te deixa mais disposto e auxilia na prevenção de doenças.

Por isso, tanto faz se somos ou não os primeiros. Tanto faz se subimos ou não no pódio. O importante é estar bem no palco da vida, dos esportes e principalmente no palco da saúde mental.