Jornalismo digital e jornal impresso

O jornal impresso, ou  jornalismo moderno, surgiu no século XVI, conhecido como o quarto poder. A invenção da prensa móvel

O jornal impresso, ou  jornalismo moderno, surgiu no século XVI, conhecido como o quarto poder. A invenção da prensa móvel pelo alemão Johannes Gutenberg  ficou conhecida como a grande revolução da escrita impressa. O jornal impresso chegou atrasado ao Brasil, por volta de 1808. Isso ocorreu devido a motivos políticos e econômicos.
Nas décadas de 1970 e 1980, produzir um noticiário impresso era um processo quase que industrial, pois poderia levar dias para fechar uma matéria. A apuração era a mais demorada, a checagem da notícia era descrita com narrativas ricas em detalhes.
Nos últimos anos, a revolução tecnológica tem aprimorado o processo de produção de um jornal.
O Estafeta tem acom-panhado toda essa evolução, investindo em novas formas de produzir e entregar con-teúdo aos milhares de leitores.
Para isso, essa quarta-feira, dia 30 de janeiro, será histórica para O Estafeta! Estamos lançando o nosso novo portal de notícias, em plataformas digitiais, para ser lido em qualquer lugar e em qualquer momento.
O acesso se dá através do endereço wwoestafeta.com.br. O portal vem para atender, principalmente, os leitores da Serra Gaúcha, priorizando notícias locais e de importância para a comunidade. O projeto leva a marca O Estafeta e segue a tendência digital do mundo da comunicação. O portal de notícias foi desenvolvido num processo que envolveu a equipe do próprio jornal, trabalhando em sintonia com empresas parceiras, especialmente contratadas para cuidar do layout, estrutura técnica e das diretrizes que nortearão o trabalho. 
O portal terá notícias locais, regionais, assim como informações de âmbito estadual, nacional e internacional, desde que estas mereçam ser publicadas, possam despertar o interesse dos que o acessarem e tenham alguma relação com este público. 
Para isso, uma equipe de profissionais atentos e qualificados estará fazendo este filtro, para que o portal de fato tenha as notícias relevantes, com duas preocupações básicas: disponibilizá-las de maneira ágil e com a maior qualidade possível, respeitando os principios éticos do fazer jornalismo.
Todo esse processo será desenvolvido sem esquecer do nosso veículo impresso, que continuará sendo o foco principal dos trabalhos, com conteúdos aprofundados e de interesse dos nossos leitores.
A nossa missão iniciada há 27 anos apenas dá mais um passo. Boa leitura!