Polícias Federal e Civil fazem ações contra fraudes licitatórias em prefeituras da região

Agentes investigam desvio de recursos públicos a partir de aquisição de equipamentos

Duas operações contra fraudes licitatórias ocorrem, nesta quinta-feira, na região Metropolitana. Em Cachoeirinha, a ação é coordenada pela Polícia Federal. Já em Alvorada, as diligências são da Polícia Civil. O alvo da ofensiva dupla é uma empresa de tecnologia contratada pelas prefeituras dos dois municípios da região metropolitana.

Ambas instituições executam parte das diligências de maneira coordenada, de acordo com a esfera de atuação. Duas pessoas foram presas até o momento.

Cachoeirinha

A Operação Rêmora mira a compra de 321 lousas interativas para escolas municipais, com valor aproximado de R$ 10 milhões, feita através da Secretaria de Educação de Cachoeirinha. São cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Porto Alegre (1), Cachoeirinha (3), Lajeado (3), Guaporé (1) e Estrela (1).

Segundo a PF, a investigação começou em novembro do ano passado, a partir de notícias publicadas pela imprensa e relatórios de auditoria do Tribunal de Contas do RS, que apontavam irregularidades na aquisição.

O nome da ofensiva a um tipo de peixe conhecido como rêmora, que se acopla em tubarões e se aproveita de seus restos de alimentos. Segundo a PF, o inquérito inclui adesões a atas de registros públicos.

Alvorada

A Operação Conexão, da Polícia Civil, tem foco na instalação de redes de fibra óptica em Alvorada. O contrato investigado engloba o cabeamento para câmeras de segurança em praças, além sistemas de telefonia e wi-fi. Ocorrem buscas em Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Canoas, Lajeado, Guaporé, Nova Prata, Cruzeiro do Sul, Xangri-lá, Maravilha (SC) e Chapecó (SC).

 

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.