Projeto sobre Bullying e Saúde Mental – Chega de Bullying – Escola Irmã Joana Aimé

CHEGA DE BULLYNG

Texto escrito pelas alunas do 7º ano: Daniele Menin Sanches,  Gabriela Moro Fantini, Isabela Conte Farenzena, Isadora Zardo Selau,Julia Moreira Bortolini, Maria Eduarda Mazeto Luchini e Stephanie Zacaria de Bortoli.

 O que é???

O bullying é uma prática de atos intencionais de violência verbal, física e psicológica, caracterizada por agressões continuas em que um indivíduo ou um grupo humilha, xinga, exclui, expõe e agride fisicamente a vítima.

Como o bullying é praticado?

O bullying é um ato caracterizado por comportamentos agressivos, repetitivos e intencionais dentro de certos ambientes.

Existem diversas formas de bullying:

Verbal: insultar, ofender, falar mal, dar apelidos pejorativos.

Física: bater, empurrar, beliscar.

Psicológicas: chantagear, ameaçar, discriminalizar.

– Sexuais: assediar, abusar, violentar.

– Virtual ou Cyberbullying: bullying utilizado por meio de ferramentas tecnológicas: celulares, computadores, internet.

Material: roubar, destruir pertences da vítima, furtar, vandalizar.

 

Bullyng na escola

 Apesar do bullying ocorrer em diversos lugares, sua maior incidência é na escola.

As causas do bullying são variadas, o que significa que qualquer aluno pode se tornar um alvo, independentemente de sexo, raça, religião ou nível socioeconômico.

No Brasil, hoje em dia, um em cada dez estudantes sofre algum tipo de bullying (dado revelado pelo PISA). Isso não é nada bom, e nem motivo para orgulho de nosso próprio país. O local de estudo, em seu ápice, deveria ser seguro para seus alunos, o quê, muitas vezes, não é executado de maneira correta.

Muitos alunos são ridicularizados todos os dias, e isso é desgastante. Por muitas vezes, mesmo os responsáveis sendo informados pelos alunos (o que, em diversos casos, não são informados pelas vítimas) e tentando advertir a escola sobre isso, a escola nem sempre consegue auxiliar de forma definitiva.

Os superiores escolares e responsáveis devem sempre estar atentos e preparados para esse tipo de situação, e coisas como: indisposição, negação para sair de casa e/ou ir à escola, isolação do mundo exterior, ansiedade frequente, melancolia, dificuldade para obter o conteúdo estudado, e mais… Podem indicar que um aluno está sendo violado (tanto física, como psicologicamente).

Conseqüências dessa prática na vida das pessoas.

 As consequências do bullying podem ser devastadoras e irreversíveis para a vítima. Os primeiros sintomas são o isolamento social da vítima, que não se vê como alguém que pertence àquele grupo. A partir daí, pode haver uma queda no rendimento escolar, queda na autoestima, quadros de depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e outros distúrbios psíquicos. Quando não tratados, esses quadros podem levar o jovem a tentar o suicídio.

Ser julgado dói. A gente sente que não cabe naquele lugar, a gente desmorona, quebra. Tudo que montei por anos de tentativas de aceitação própria, pareciam em vão. Às vezes, ainda me sinto assim, mas eu tento relembrar de tudo o que passei, tento aprender com isso, e me preparar, pois, infelizmente, essa gente má, existe em todo lugar e de qualquer idade, nos conta uma estudante.

Já sofri bullyng, foi horrível. Eu era deixada de lado e faziam brincadeiras que me machucavam. Tudo porque quando eu era pequena sofri um acidente de carro e fiquei com marcas no rosto. Espero nunca mais ter que passar por isso, nos relata outra aluna.

Procure ajuda

Quando você sofre este tipo de coisa, tente avisar para alguém de confiança, procure um apoio psicológico, escreva, sinta você mesmo, se aceite e entenda: aquela pessoa não é maior e, muito menos, melhor que você. Eu sei que é difícil, que pode parecer bobo, talvez você não acredite, mas um grande passo, é você se aceitar, ser você independe de qualquer coisa, e ter orgulho disso! Tem coisas em que erramos que podemos melhorar, mas perceber e tentar mudar isso, é algo que vem de você.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.