De cinco municípios da Serra, apenas dois atingiram meta de vacinação contra a pólio até o momento

A menos de uma semana para o fim da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, apenas duas de cinco cidades da Serra consultadas pela reportagem atingiram a cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 95% do público-alvo. Flores da Cunha vacinou 1.352 crianças de um a quatro anos, o que representa 99% das pessoas aptas à imunização. Bento Gonçalves, por sua vez, teve alcance superior: foram 5.819 crianças vacinadas, com cobertura de 109% até o momento.

Caxias do Sul, o maior município da Serra, é a cidade, entre as consultadas, que apresenta menor percentual. Desde 8 de agosto, quando começou a campanha, foram 15.786 crianças vacinadas com a “gotinha”,  representando 62,48% do total de 25.266 pessoas com idade entre um e quatro anos na cidade.

— A baixa crescente na cobertura abre oportunidade para que ocorra um novo surto da doença. Por isso, precisamos melhorar a quantidade de crianças vacinadas e assim garantir uma proteção a longo prazo contra a pólio — reforçou a diretora técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Magda Beatris Teles.

Em Caxias, as doses seguem disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) até a sexta-feira (21). Além disso, a SMS tem outras três ações previstas para esta semana para tentar aumentar o número de imunizados: nesta segunda-feira (17), a UBS Madureira aplicará gotinha contra poliomielite na Escola Infantil Primeiro Degrau, a partir das 17h. Na quarta, uma equipe da UBS Cristo Operário estará na Escola de Educação Infantil Planalto, a partir das 8h, para conferir cadernetas de vacinação. E, na quinta-feira, a UBS São José fará aplicação de vacinas do calendário de rotina (a partir de 12 anos) e gotinha contra a pólio na Escola Municipal José Bonifácio.

Canela, na Região das Hortênsias, alcançou 82% do público-alvo (2.211 crianças), de acordo com os dados mais recentes. Conforme a assessoria de imprensa da cidade, não há nenhuma ação especial prevista até o sábado, data de fim da campanha.  Já Farroupilha administrou 2.403 doses (71,7%) até o momento. A gotinha pode ser encontrada até sexta-feira nos postos de saúde. Conforme a prefeitura, a importância da  vacinação tem sido reforçada diretamente nas escolas, e ações como o Sábado do Trabalhador também foram uma oportunidade para as famílias levarem as crianças até as unidades de saúde em horário alternativo.

Mesmo com o maior índice de aplicação nas cinco cidades consultadas pela reportagem, no sábado (22), a Capital do Vinho ainda terá oferta das doses nas unidades de saúde, das 8h às 14h, conforme a prefeitura. Para a  secretária municipal da Saúde de Bento Gonçalves, Tatiane Misturini Fiorio, a campanha de busca ativa realizada nas escolas foi fundamental para superar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

— Nós trabalhamos com várias ações de vacinação, como o dia D, horários estendidos nas unidades vacinadoras e trabalhamos muito forte com a vacinação nas escolas. Fizemos ações nas escolas do município junto com a Secretaria da Educação, fazendo a busca dessas crianças e atualizações dos cartões vacinais. Isso proporcionou que fossemos além da meta do Ministério. Estamos muito contentes, porque é uma parceria da população e do poder público — disse Tatiane.

Ela ainda explica que o índice superior a 100% é explicado por conta que a população estimada pelo Ministério da Saúde pode estar defasada. Além disso, muitas escolas recebem crianças de outros municípios, as quais também foram beneficiadas.

Campanha de Multivacinação também prossegue até o sábado

Esta foi a segunda vez que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada no Estado. Com início em 8 de agosto, a previsão inicial de término era para 9 de setembro, sendo prorrogada para o dia 30 do mesmo mês. Diante da baixa procura, a Secretaria Estadual de Saúde recomendou que os municípios seguissem ofertando a gotinha até o dia 22 deste mês.

Até o momento, segundo painel do Ministério da Saúde, o RS aplicou 400.229 doses, o que representa 72,27% das crianças de um a quatro anos residentes no Estado. Junto com a campanha da pólio ocorre a chamada multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Fonte:Pioneiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.