Dia do Psicólogo

Estava buscando escrever um texto que saísse do trivial, mas a psicologia está em tudo, no comum do dia-a-dia com

Estava buscando escrever um texto que saísse do trivial, mas a psicologia está em tudo, no comum do dia-a-dia com suas inúmeras emoções e comportamentos. Ser psicólogo vai além de estudar a mente. É ter empatia, é acolher, sem julgar, sendo imparcial.

Ser psicólogo é conseguir ver além daquilo que está sendo externalizado, é fazer o outro se escutar, é desenvolver sua melhor parte para lidar com o que lhe traz sofrimento. É ajudar a lidar com o que é disfuncional, com as necessidades emocionais básicas, e através do autoconhecimento, escolher um novo modo de enfrentamento das situações de forma mais adaptativa. Ser psicólogo é amparar o caminho que não está bem e descobrir o porquê desta escolha sem caráter punitivo. É tornar a vida mais simples, sem ser simplista e sem romantizar a felicidade.

Terapia com psicólogo é fazer a gente aprender a lidar com os problemas, e deixar de ser um. É deixar de responsabilizar o outro para se autorresponsabilizar. É sair do lugar de vítima e aprender a lidar com a frustração.

Ser psicólogo é auxiliar a ressignificar memórias e dar valor à vida. Pois liberdade, se tem, quando se é livre de suas próprias prisões.

A frase de Bianca Pedral resume: “Fazer terapia é como aprender a ler a si mesmo: você nunca sai ileso diante do autoconhecimento, e seria um tremendo desperdício morrer analfabeto de sua própria história”.

Um Feliz dia do Psicólogo a todos que exercitam e exercem a sua profissão!