Proteção animal alerta para situações de cães perdidos durante a Romaria de Caravaggio, em Farroupilha

O primeiro dia de programação da 143ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio teve oito registros de cachorros perdidos ou em situação de abandono nas imediações do Santuário. A informação é do Departamento de Controle e Proteção Animal da prefeitura de Farroupilha, que tem recebido as denúncias. Elas também chegam por meio da Brigada Militar, que está atuando no local. Segundo a coordenadora do departamento, Arlene Lazzari, dois cachorros tiveram os tutores localizados no próprio evento, enquanto os outros cinco não foram mais vistos pelas equipes.

Segundo ela, este tipo de situação também ocorreu em romarias anteriores e que, por isso, equipes do departamento, além da Guarda Municipal, voluntários e também moradores de Caravaggio estão mobilizados para atender a estas ocorrências.

 Em outros anos a gente identificou que há cães dos moradores do trajeto que acabam seguindo os romeiros e ficam perdidos, mas também pessoas que vem de mais longe, com eles caminhando atrás. A gente pede que os romeiros deixem os cães em segurança, dentro de seus pátios. Eles não devem ir para a romaria porque a volta não está garantida. Eles podem se perder e a família nunca mais vê-los — apela Arlene.

A Brigada Militar afirma que verificou casos de animais perdidos ou abandonados durante as celebrações na esplanada.

—Foram cinco casos em que os cães estavam magros, assustados e desorientados. A Brigada Militar alerta que abandonar o animal é situação de maus tratos e causa problemas até mesmo para os moradores da região, porque eles não têm muito o que fazer com esses animais. A própria Defesa Animal está com superlotação no canil. Alguns voluntários garantiram abrigo, alimentação e água. Não temos como recolher até porque não se tem um destino correto para dar — afirmou o comandante 36 Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Luis Fernando Becker.

Em caso de cães encontrados nas imediações do Santuário, foto do animal e informações de localização podem ser enviados para o Departamento de Proteção Animal, pelo WhatsApp (54) 99951-5440.

fonte: pioneiro
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.