Nossos Seres Veranópolis: Receitas, sabores e histórias: como a maçã faz parte da alimentação local

A gastronomia da Terra da Longevidade carrega traços e raízes que são incorporados nela desde o início da colonização. Misturas de sabores de origem italiana, polonesa, alemã, além da integração de alimentos nativos como pinhão e erva-mate. Toda essa miscigenação, faz com que as mesas sejam sempre fartas e diversificadas.

Com o pioneirismo no cultivo da maçã no município, a fruta passou a ser incorporada na alimentação veranense, sendo consumida in natura ou utilizada para o preparo de inúmeras receitas. Visitar Veranópolis em período de Femaçã, é sinônimo de provar as tradicionais e deliciosas tortas de maçã. Cada família possui uma receita própria, com características específicas e modos de preparo especiais. A família de Ana Maria Bortoli tem uma dessas receitas especiais.

Ana carrega a receita consigo desde 1988, após ter aprendido essa e outras receitas em um curso oferecido pela Ematar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Veranópolis. “Minha mãe não tinha muitos dotes para cozinhar doces, vi esse curso e resolvi fazê-lo”, explica.

Segundo ela, a receita se tornou popular na comunidade de Lajeadinho, onde reside com a família, após ter feito a mesma para um encontro de mulheres, realizado no salão da localidade. “Depois daquele dia, essa receita que passou a ser feita em todas as festas da capela. Já fazem diversos anos que a receita antiga foi substituída por essa que eu faço”, revela.

Ana explica que a receita não tem muitos segredos e o preparo é simples. Ela destaca que a receita precisa seguir as etapas específicas do preparo, mas não são complicados. Inicialmente, é preciso misturar a manteiga com o ovo e em seguida acrescentar o açúcar. Após a mistura estar homogênea, é acrescentado o fermento e a farinha, essa é colocado na receita aos poucos até dar o ponto.

A partir do momento em que fica pesado para misturar a massa com a colher, passa-se a misturar com a mão. Quando ela estiver bem lisa, ela pode ser aberta com a espessura de 1cm, para que não quebre ao ser desinformada quando pronta. Para a montagem, o recheio de maçã e o creme devem estar frios, por isso precisam ser preparados com antecedência.

Para o preparo das maçãs, basta cortá-las com gomos, adicionar uma xícara de açúcar para cada cinco maçãs e meia xícara de água, deixar cozinhar até que elas fiquem macias. Para o preparo do creme, todos os ingredientes são colocados em uma panela e misturados ainda com o fogo desligado, após ligar o fogo, é preciso mexer sem parar até engrossar.

Para a montagem, reserve ¹/4 da massa para a decoração e abra o restante com um rolo ou algum objeto redondo. Depois de aberta, a massa deve ser depositada em uma forma untada, na sequência, devem ser colocadas as maçãs e o creme. Para finalizar, a massa reservada pode ser utilizada para fechar completamente o topo da assadeira ou fazer detalhes. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por, aproximadamente, 45 min ou até que esteja dourada. Aguarde esfriar para retirar da forma.

Torta de maçã com creme

Ingredientes

Massa:

100g de manteiga em ponto de pomada;

1 ovo inteiro;

1 colher de chá de fermento;

¹/2 xícara de açúcar;

250g de farinha de trigo.

Recheio de maçã

5 maçãs descascadas e cortadas em gomos;

¹/2 xícara de água;

1 xícara de açúcar;

Cravo e canela a gosto

Creme

500 ml de leite;

2 gemas;

6 colheres de açúcar;

3 colheres rasas de amido de milho;

Essência de baunilha a gosto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.