“Saia da zona de conforto!”, Luna Armelin Tedesco conversa com a Escola Senador sobre a sua vida de esportista

Atleta veranense e participante de vários campeonatos estaduais e regionais de vôlei de praia, Luna Armelin Tedesco, conversa com a Escola Senador Alberto Pasqualini sobre sua rotina esportiva em uma entrevista sobre os destaques de nossa cidade:

Escola – O que te motivou a começar a praticar o Vôlei de Praia? E a quanto tempo você pratica?

Luna – Sempre tive o apoio da minha família, principalmente de minha mãe para o esporte, e quando eu era criança acompanhava ela nos torneios que ela jogava, isso me inspirou muito e me fez criar interesse em praticar esse esporte. Desde criança tentei diversas escolinhas de diversas modalidades, mas o que mais me destaquei e o que eu mais gostava era o vôlei, então comecei a me dedicar a esse esporte desde os 7 anos.

Escola – Você já participou de que competições?

Luna – Pelo vôlei de quadra em Caxias do sul participei de campeonatos estaduais, regionais. Entre eles a Taça Paraná o CBI de quadra em Minas entre outros e também representando o Rio Grande do Sul pela Seleção Gaúcha. Já pelo vôlei de praia também torneios regionais e estaduais, entre eles o Circuito Gaúcho Adulto e Sub23, Mercosul e além de também representar o RS no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia na categoria Sub23.

Escola – Para as competições, você tem patrocínio? É fácil conseguir patrocínio?

Luna – Não tenho um patrocínio direto que me ajude financeiramente, mas tenho o apoio com treinos específicos de vôlei na academia Uno, e também um desconto nas consultas com a nutricionista esportiva Fransueli, e fisioterapia com a Gabriela. É bem difícil conseguir um patrocínio e um apoio, pois nem mesmo a federação gaúcha apoia os atletas! Então as despesas das viagens como passagem inscrições e alimentação, e tudo por minha conta aqui no Sul, para torneios brasileiros como estou entre as 3 primeiras do ranking, a confederação brasileira de voleibol arca com as despesas.

Escola – Qual é a frequência de treinos para os campeonatos?

Luna  – A ideia de frequência de treinos no início da semana é poder fazer 4x musculação, 3x físico na areia e 3x contato com a bola, mas como estudo numa faculdade e também trabalho, tudo isso é adaptado conforme meus horários.

Escola – Como você consegue conciliar os treinos com o trabalho e o estudo?

Luna – Como eu disse antes, é bem difícil poder conciliar tudo, mas tento me organizar início da semana para poder fazer tudo e bem feito, mas de vez em quando preciso optar por um ou por outro, mas já recupero no final de semana. E, claro que sem o apoio de minha família não conseguiria fazer tudo, pois eles me ajudam nos treinos e me incentivam para poder me dedicar no que mais gosto.

Escola – Você se inspira em alguém?

Luna – Minha maior inspiração é minha mãe (Adriana Armelin Tedesco), desde pequena sempre foi minha base e tudo que eu sei ou aprendi foi por causa dela, e mesmo com toda dificuldade vejo ela correndo atrás do que ela mais ama e podendo conviver com ela todos os dias isso me motiva a ir atrás dos meus também.

Escola – Quais são os próximos campeonatos que você está se preparando para participar?

Luna – Agora os próximos campeonatos de Vôlei de Praia são o Circuito Brasileiro Sub21 em Niterói-RJ, O JASC (Jogos Aberto de Santa Catarina), o Sul Americano no RS e a última etapa do Circuito Gaúcho Adulto.

Escola – De todos os campeonatos que você participou qual o que mais te dá mais orgulho?

Luna – Todos os campeonatos são importantes e posso aprender cada vez mais com eles, mas o que fica muito marcado para mim foi minha primeira medalha pelo campeonato Brasileiro de vôlei de praia Sub21, em Itapema, representando o RS, foi uma medalha de bronze que valeu ouro, por toda a dedicação, responsabilidade, determinação e dificuldade que tive para poder conquistar ela!

Escola – O que o Vôlei lhe ensinou?

Luna – O vôlei além de ter me trazido amigos para toda a vida e eu poder ter conhecido diversos lugares, me trouxe meu caráter, o que sou hoje alguém que entende que a dedicação, responsabilidade, determinação, humildade é muito importante para formar um atleta mas muito mais uma pessoa! E que só com essas coisas isso vai te ajudar a conquistar os seus sonhos!

Escola – E o que você diria para as pessoas que estão pensando em praticar uma atividade física e que talvez possam se interessar pela prática do vôlei?

Luna – Diria para não ficar na zona de conforto, você só vai conseguir o que quer, buscando novos desafios, novos caminhos e isso vai te ajudar a crescer e evoluir muito mais.

 

Texto: Kauan Castelli Trintinaglia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.